Richard Ihns celebra 70 anos de dedicação ao Rotary

Ex-gerente da antiga Fábrica de Rendas Arp é o mais antigo associado da entidade
sexta-feira, 28 de janeiro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Richard Ihns celebra 70 anos de dedicação ao Rotary

O ex-gerente da antiga Fábrica de Rendas Arp, Richard Ihns, 94 anos, está celebrando sete décadas de vida rotária em Nova Friburgo, sua cidade natal. Ele é o mais antigo associado do Rotary Clube de Nova Friburgo. Sua admissão ao clube de serviços foi apadrinhada pelo saudoso engenheiro e ex-prefeito, Heródoto Bento de Mello, sócio-fundador do Rotary no município. Ao longos dos últimos 70 anos, Ihns muito se dedicou ao Rotary Clube. Além de muitos cargos e diretorias, assumiu a presidência em duas ocasiões. Tem ainda o título de Companheiro Paul Harris do Rotary Internacional.

Richard Ihns é filho do casal de alemães Richard Hugo Otto Ihns e de Edith Elisabeth Ihns, originários da Alemanha. Seu pai, da Ilha de Ruegen (Prússia) e sua mãe de Hamburgo. Seu pai foi oficial da Marinha Mercante, na Primeira Guerra Mundial e ficou retido com seu navio, em Pernambuco e, posteriormente, transferido para Nova Friburgo, como prisioneiro e internado no Sanatório Naval. Na ocasião, o conselheiro Julius Arp muito se interessou pelos prisioneiros alemães, nas suas vindas à Nova Friburgo, dando-lhes assistência. Entre eles chamou sua atenção o jovem Ihns. Com o término da guerra, em 1918, os prisioneiros deveriam ser repatriados, salvo se quisessem permanecer no país. Foi aí que surgiu o convite de Julius Arp a Ihns, para gerenciar a Fábrica de Rendas Arp, no seu oitavo ano de existência. 

Em julho de 1919, Ihns ingressou na fábrica, substituindo o Wolf Werner Wizmirski que assumiu a gerência da Companhia de Eletricidade de Nova Friburgo. Ihns cursou o antigo ginásio no Colégio Modelo (1938 a 1942) e o antigo científico no Colégio Santo Inácio, no Rio de Janeiro (1943-1944). No vestibular para a Escola Nacional de Engenharia, no Rio, em 1945, na primeira tentativa, dentre 540 candidatos, foi aprovado em 27º lugar. Cursou Engenharia Civil (1945-1949) e, paralelamente, Engenharia Industrial Mecânica (1947-1949). Obteve também o certificado de Engenheiro de Segurança. Além disso, é bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Estado do Rio de Janeiro (1957-1961).

Além disso, cursou o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva, na arma de Engenharia (1946-1948) e completou o curso de Técnico em Contabilidade (1953-1955), tendo sido professor de matemática no mesmo curso, de 1952 a 1955. Na Faculdade Nossa Senhora Medianeira (precursora da Faculdade Santa Dorotéia) lecionou Estatística (de 1957 a 1960). Ihns sempre manteve uma rotina de atividades esportivas intensa. Quando estudante de Engenharia, praticou remo no Clube de Regatas Guanabara; conquistou o primeiro lugar em out-rigger a quatro remos com ou sem timoneiro, primeiro lugar e out-rigger a oito remos. Foi também campeão universitário por dois anos consecutivos no yole a oito remos. 

No tiro ao alvo, obteve o terceiro lugar no Campeonato Universitário Carioca. Em Nova Friburgo, foi fundador, presidente e secretário várias vezes do comitê das Olimpíadas dos Industriários de Nova Friburgo. Pela Fábrica Arp foi tricampeão de raquetinha e campeão de cabo de guerra categoria livre.

Richard Ihns foi membro por diversos anos, da diretoria e Conselho da Associação Comercial e Industrial de Nova Friburgo (Acianf), membro durante vários anos dos diversos conselhos da antiga Benemérita Irmandade da Santa Casa de Misericórdia. Membro por mais de 30 anos da Congregação da Comunidade Evangélica Luterana de Nova Friburgo, além de presidente, secretário e tesoureiro do Centro Industrial de Nova Friburgo. Foi co-fundador e tesoureiro do Centro de Arte de Nova Friburgo, diretor do Serviço de Águas e Esgotos de Nova Friburgo e tem diplomas de Amigo da Marinha, Mérito do Ministério do Trabalho Indústria e Comércio (Higiene e Segurança do Trabalho) e da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra.

Ihns ingressou oficialmente na Fábrica de Rendas Arp em janeiro de 1949 e licenciou-se por quase um ano para fazer estágios na Suíça (nas empresas Rieter, Heusser Stanb e Saurer) e na Inglaterra (na Platt Bros). Como engenheiro na Arp, acompanhou a montagem e introdução da maioria das máquinas da fábrica. Iniciou e acompanhou a seção de Eficiência por muitos anos, traçando normas de trabalho e controle. Todo o sistema de pagamento por produção e PPR tiveram seu desenvolvimento na eficiência. A maior parte da reconstrução dos edifícios da fábrica foi planejada e acompanhada por ele. 

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: