Renato de Souza Silva é efetivado como secretário de Trânsito

Sub da Smomu fica responsável também pela Guarda Civil Municipal e pelo Departamento de Posturas
terça-feira, 09 de agosto de 2022
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
A sede da Smomu, em Olaria (Arquivo AVS)
A sede da Smomu, em Olaria (Arquivo AVS)

Saiu no Diário Oficial Eletrônico desta segunda-feira, 8, a nomeação de Renato de Souza Silva como secretário municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu) de Nova Friburgo. Desde 22 de junho, como subsecretário da pasta, ele ocupava o cargo interinamente, após a demissão, a pedido, do então titular, Fabrício Medeiros.

Além do trânsito, Renato fica responsável também pela Guarda Civil Municipal e pelo Departamento de Posturas. 

A efetivação de Renato  como secretário coincide com o anúncio, pela Smomu, da criação de 13 novas vagas de curta duração na Rua Presidente Getúlio Vargas, a principal de Olaria.  Na semana passada foram implantadas outras  17 vagas de curta duração na Rua Farinha Filho, no Centro.

Só de janeiro a maio de 2021 foram criadas 40 vagas de curta duração na cidade.

Enquanto isso, os friburguenses aguardam há anos o prometido estacionamento rotativo. A atual gestão alega que a implantação  depende da aprovação do Plano de Mobilidade Urbana, confome prevê a Lei Orgânica do Município, aprovada em 2018, ainda no governo Renato Bravo. O plano de mobilidade está até hoje  em estudo.

Antecessor se indispôs com o governo

Fabrício, que estava à frente da Smomu desde o início do atual governo, em janeiro de 2021, entregou carta de exoneração dizendo que não compactuava com "politicagem imperando sobre decisões técnicas”. Também  manifestou "pequenos desconfortos pontuais com empresários hostis e intransigentes da cidade" e criticou “a concordância do governo com leis expressamente inconstitucionais”, citando a lei de aplicativos que traz duplas punições, vagas de farmácias, vagas de hotéis, processo administrativo de remoção e processo administrativo sobre divulgação de dados.

Em resposta, através de uma nota ríspida, fugindo ao habitual, a prefeitura afirmou publicamente que Fabrício “já seria exonerado por conta da insatisfação da gestão em relação ao trabalho realizado. Ele estava se demonstrando insubordinado, insistia em contestar e querer descumprir as leis municipais vigentes e não obedeceu aos prazos estabelecidos pela gestão em relação à elaboração do Plano de Mobilidade e Acessibilidade Urbana, e também não seguiu a recomendação do chefe do Executivo para que desenvolvesse ações de conscientização e Educação sobre o trânsito voltadas à população, tendo sempre uma postura extremamente punitiva”, dizia a nota.

 

LEIA MAIS

Na Via Expressa, uma mulher de 41 anos morreu após ter sido atropelada

Desde o último sábado entrou em vigor decreto que revoga atribuições da equipe

Levantamento foi feito para a Semana Nacional de Trânsito

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Governo | Trânsito