Prorrogado prazo para alistamento militar

Jovens que completam 18 anos este ano têm agora até 30 de setembro
terça-feira, 02 de junho de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Prorrogado prazo para alistamento militar

O prazo para o alistamento militar obrigatório de rapazes que completam 18 anos este ano foi prorrogado pelo governo federal. O decreto 0.384/2020 com a decisão do president da República Jair Bolsonaro foi publicado no Diário Oficial da União na semana passada. A prorrogação, segundo a justificativa do Governo, ocorreu devido ao enfrentamento da pandemia causada pelo novo coronavírus. De acordo com o decreto, os jovens têm agora até  até 30 de setembro para fazer o alistamento obrigatório. O prazo inicialmente terminaria no próximo dia 30. Essa prorrogação é exclusiva para este ano.

O serviço militar é obrigatório, tem duração de um ano e deve ser feito nos seis primeiros meses do ano em que o jovem do sexo masculino completa 18 anos. Para se alistar em uma das três forças nacionais, Exército, Marinha ou Aeronáutica, os rapazes devem acessar o site www.alistamento.eb.mil.br ou comparecer à Junta de Serviço Militar mais próxima da sua residência. Em Friburgo a Junta funciona na antiga Rodoviária Leopoldina, ao lado da prefeitura, mas o atendimento presencial está suspenso devido a pandemia.  

No caso dos brasileiros naturalizados ou por opção pela apresentação, o alistamento é feito dentro do prazo de 30 dias, a contar da data em que receberem o certificado de naturalização ou da assinatura do termo de opção. De acordo com o decreto publicado, em 2020 esse prazo está prorrogado por 90 dias.

Caso o jovem perca o prazo, está sujeito a multa e ficará em débito com o Serviço Militar. Nesse caso, não poderá, por exemplo, obter ou renovar passaporte, inscrever-se em concurso público ou ingressar no serviço público, seja eletivo ou de nomeação, obter carteira profissional, assinar contrato ou receber qualquer prêmio de governos Federal, distrital, estaduais ou municipais.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra