Estão abertas até a próxima quinta-feira, 3 de abril, as inscrições para o curso de teatro gratuito, promovido pelo projeto Usina Viva, a Usina Cultural Energisa. As aulas serão ministradas pelo ator e diretor Tomás Braune e terão a duração de seis meses em formato presencial. O curso será realizado todas às terças e quartas-feiras, das 19h às 21h, na Usina Cultural (Praça Getúlio Vargas, 55).
Para participar, o candidato deve ter idade mínima de 16 anos e escrever uma carta de intenção, que será avaliada pelo professor. Além disso, 50% das vagas serão prioritariamente preenchidas por estudantes da rede pública de ensino de Nova Friburgo. Os interessados podem se inscrever no link: https://bit.ly/4bKv6Fm.
O projeto Usina Viva é realizado pela Clovis Produtora, com apoio cultural do Instituto Energisa, Hotel Dominguez Plaza, e patrocínio da concessionária de energia elétrica Energisa Minas Rio, e Secretaria estadual de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado.
Sobre o curso
O curso propõe um estudo sobre atuação a partir de dois eixos. O primeiro diz respeito a sua dimensão psicofísica. Partindo da noção de “ação física” desenvolvida pelo diretor polonês Jerzy Grotowski, será pesquisada a relação entre fisicalidade e imaginação na construção de personagens e qualidades de presença. O segundo abordará a composição de cenas.
Através de procedimentos que articulam de modo inventivo corpo, tempo e espaço, serão pesquisadas as possibilidades que esses elementos oferecem ao ator/atriz para a elaboração de uma linguagem autoral. Essa pesquisa culminará na criação de uma peça, a ser apresentada ao final do curso.
Sobre o professor
Tomás Braune é ator, diretor e escritor, formado em direção teatral pela UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro, e criador do laboratório de atuação ‘Imagens internas’, ministrado em Nova Friburgo, ano passado na Companhia Arteira Sede Artística (Casa). Integrou o elenco da
Armazém Companhia de Teatro, dirigida por Paulo de Moraes, da Improvável Produções, dirigida por Marcela Levi e Lucía Russo, e da Cia Pia Fraus, dirigida por Beto Lemos, entre outros.
Deixe o seu comentário