Projeto “Um dia no jardim” ofereceu aulas de xadrez

Atividade foi realizada na Praça Getúlio Vargas com alunos das escolas municipais e também com a população
segunda-feira, 20 de março de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Fotos: Leitor via WhatsApp)
(Fotos: Leitor via WhatsApp)

A Fundação Dom João VI, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, realizou no último fim de semana o projeto “Um Dia no Jardim”, na Praça Getúlio Vargas. Esta foi a segunda edição do evento que ofereceu aulas de xadrez gratuitas a alunos da rede municipal de educação e revelou aos estudantes algumas curiosidades sobre a história da praça, que é um dos principais símbolos postais friburguenses.

O evento foi um sucesso. Centenas de pessoas, entre moradores e turistas, adultos e crianças, que passaram pela praça, puderam conhecer sobre a história do xadrez em Nova Friburgo, jogar, ou até mesmo aprender com o professor Guilherme Silveira.

A proposta dos encontros é oferecer momentos privilegiados para a comunidade construir um processo ativo de conhecimento, apropriação e valorização de suas heranças culturais, além de novas possibilidades de usufruto desse patrimônio histórico. 

“Nossa ideia é ocupar a Praça Getúlio Vargas com algumas atividades. É fazer com que as pessoas venham e ocupem esse espaço e usufruam dele pelo menos durante um dia agradável. Já tivemos uma edição com aquarela e agora uma edição com xadrez, com tabuleiros de mesa, tabuleiro gigante, entre outros. Pretendemos sempre trazer temas relacionados a praça, com a história dela, explicando dessa vez qual é a relação do xadrez com a praça’, esclarece a historiadora Vanessa Melnixenco. 

Cada encontro tem temas diferenciados, porém, devido ao sucesso, com certeza o Xadrez estará presente em uma próxima edição. Enquanto isso, quem quiser aprender um dos mais populares jogos do mundo, pode se dirigir ao Clube de Xadrez, que funciona aos sábados, no Complexo Educacional Paulo Ronai, antigo Colégio Cêfel, a partir das 14h. 

A iniciativa é do projeto de Educação Patrimonial da Fundação Dom João VI que propõe a ocupação da Praça Getúlio Vargas com uma jornada de performances artísticas voltadas e executadas pelos participantes. A atividade tem classificação livre e é aberta também a toda população.

Cada encontro acontece uma vez por mês e possui um tema pré-determinado, relacionado à cultura, pintura, literatura, dança, etc, no qual a história e as características da Praça Getúlio Vargas são abordadas. Em sua primeira edição o tema foi “pintura”, com aulas gratuitas de aquarela.

Nesta edição do projeto Um Dia no Jardim, os estudantes conheceram algumas peculiaridades da história da cidade, como o fato do Clube de Xadrez de Nova Friburgo ter nascido no Hotel Salusse, que ficava na Praça Getúlio Vargas, onde hoje está o Edifício Spinelli.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: