O descarte do lixo eletrônico deve ser realizado adequadamente para não comprometer ainda mais o meio ambiente. Desse modo, a Universidade Federal Fluminense (UFF), através do seu campus em Nova Friburgo, em parceria com a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, está promovendo o projeto ''Reciclotron'', que estimula a sociedade a dar destinação correta ao lixo eletrônico, difundindo a cultura da sustentabilidade. Por isso, pontos de coleta de baterias, celulares e demais componentes eletrônicos estão sendo espalhados pela cidade.
No ponto de coleta localizado na central de monitoramento do programa Cidade Inteligente, no Centro Administrativo César Guinle, na Avenida Alberto Braune, 224, em frente a prefeitura, foi realizado um descarte de uma quantidade significativa de baterias de telefone, carcaças de celular, cabos, fios e CPUs antigos de computadores. Tudo o que é descartado é reaproveitado.
Segundo a assessora técnica da central de monitoramento da prefeitura, Juliana Lira, o Reciclotron está recebendo vários equipamentos de descarte por parte dos cidadãos, após a divulgação. O interessado em participar do projeto pode descartar o resíduo eletrônico, se conectar no wifi livre, realizar o cadastro do material que ajuda o processo da reciclagem e ainda acumular “reciclopontos” para trocar no comércio local. Os reciclopontos podem ser trocados na rede de parceiros do projeto, que atualmente possui 11 empresas.
Vale ressaltar que o descarte dos materiais pode ser feito, no centro da cidade, na sede da Cidade Inteligente e na Câmara Municipal, Rua Farinha Filho, 50. Para saber todos os endereços dos pontos de coleta e obter mais informações sobre o projeto basta acessar o site do projeto e o instagram @reciclotron.
Deixe o seu comentário