Projeto de Nova Friburgo já produziu mais de 30 mil face shields para todo o Brasil

Viseiras são doadas para profissionais de saúde na linha de frente contra o Covid em mais de 20 cidades
quarta-feira, 20 de maio de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Face shields produzidos em Friburgo (Arquivo AVS)
Face shields produzidos em Friburgo (Arquivo AVS)

O projeto desenvolvido em Nova Friburgo de fabricação de protetores faciais para profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate ao coronavírus ultrapassou a marca de 30 mil unidades produzidas. A iniciativa, batizada de Face Shield NF, que tem o sistema Firjan/Senai e indústrias locais como parceiros, já fez a doação das máscaras para médicos, enfermeiros e técnicos de 20 cidades fluminenses e dos estados de Alagoas, Mato Grosso e Minas Gerais.

Bom Jesus do Itabapoana, Cabo Frio, Cachoeiras de Macacu, Campos dos Goytacazes, Cantagalo, Cordeiro, Duque de Caxias, Itaperuna, Macaé, Niterói, Nova Iguaçu, Petrópolis, Quissamã, Resende, Rio de Janeiro, Rio das Ostras, Santo Antônio de Pádua, São Gonçalo, Sumidouro e Teresópolis estão no grupo de cidades já beneficiadas pelo projeto.

A rede colaborativa é formada por professores e pesquisadores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Universidade Federal Fluminense (UFF) e da empresa Persona 3D. O Firjan/Senai abriu as portas de seu FabLab para a produção de componentes e montagem dos equipamentos, enquanto as indústrias têm participação fundamental na produção, logística e doação de matéria-prima e insumos.

“Este é um momento diferenciado para todos nós e participar de projetos voltados para a saúde e segurança de outras pessoas reforça o papel do Firhan/Senai na educação, na inovação e no apoio para a transformação da sociedade e da indústria. Além disso, ao longo dos dias pudemos ver uma grande aproximação entra a escola técnica, academia e indústrias, reforçando laços muito fortes que temos em todo o Estado do Rio”, disse o coordenador da Firjan/Senai Nova Friburgo, Gil Mairon.

Segundo o coordenador logístico do projeto, Lucas Lima, a marca de 30 mil protetores doados mostra como a pesquisa, a inovação e o compartilhamento de projetos e ideias podem permitir que soluções simples resolvam problemas reais. “É importante dizer que qualquer ajuda em momento de pandemia é significativa. Se fossem  dez, cem ou mil máscaras seria um grande gesto, mas claro que tendo um número maior como o que alcançamos é uma realização e serve de motivação para seguir adiante e aumentar as doações. Através de uma rede de parceiros conseguimos transformar uma ideia em um grande projeto de preservação das vidas dos profissionais de saúde. É gratificante poder ajudar a cuidar de quem cuida da gente”, afirrmou.

Os primeiros face shields foram reproduzidos em impressoras 3D, mas o tempo de uma hora e meia  era um empecilho. A chegada da indústria deu ganho de escala e, a partir da fabricação de um molde, a peça passou a ser injetada e o tempo de produção das viseiras foi reduzido para apenas 15 segundos.

Parceira no projeto, a empresa Thurlerflex já injetou mais de 22 mil peças, contribuindo diretamente para o aumento dos números. “É uma prerrogativa da nossa empresa e da nossa família ajudar ao próximo. Meu pai, fundador desta empresa há 55 anos, sempre fez questão de destacar isso e ensinou aos filhos a fazer o mesmo. Acreditamos neste projeto que cuida das pessoas durante um momento muito difícil e mostra o lado social da indústria” destaca Genivaldo Thurler, diretor da empresa.

Também participam da ação as empresas do Grupo Stam, Hak, Suspiro Íntimo, InterTV, Vetroresina, Fermoplast, Injetec de Friburgo, Remo Polímeros e Grupo PSA.

A ação faz parte do Programa Resiliência Produtiva, um conjunto de ações elaboradas pela Firjan para enfrentar a atual crise da Covid-19. São propostas às diferentes esferas de governo para atenuar os impactos econômicos e sociais desta crise, mobilização para conectar setor produtivo, institutos de pesquisa e universidades em busca de soluções e produção de insumos fundamentais para o combate à pandemia. Há também uma frente de atuação com oferta permanente de conteúdo para empresas e trabalhadores, que ajuda na prevenção e na antecipação de cenários.

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra