Em cerimônia realizada na terça-feira, 12, no Teatro Municipal Laercio Ventura, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio), Braulio Rezende, entregou exemplares do livro “O comércio de Nova Friburgo – Histórias e personagens”, para as 123 escolas da rede municipal de ensino. A obra foi publicado pela Editora Senac Rio, com apoio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ), e lançado pelas entidades no último mês de fevereiro. A distribuição ocorreu durante a abertura em Nova Friburgo, pela Secretaria Municipal de Educação, do programa do Governo Federal, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
Acompanhado pela jornalista Simone Assad, assessora de imprensa da CDL e do Sincomércio e responsável pela pesquisa e pelo texto do livro, Braulio Rezende acentuou que a obra reúne, em 352 páginas, parte do robusto acervo das duas entidades. Ele ressaltou que o livro traz depoimentos de tradicionais comerciantes friburguenses e mais de 500 fotos, numa síntese da trajetória de 60 anos da CDL e 65 anos do Sincomércio, completados em 2024.
“Vocês devem estar se perguntando o que significa a presença de um empresário do comércio num evento direcionado às escolas. Era nosso desejo que os estudantes da rede municipal conhecessem o livro que idealizamos, e então fomos convidados pela secretária de Educação, Caroline Klein, que viu neste encontro uma boa oportunidade de fazer chegar um exemplar a cada escola”, explicou.
Braulio Rezende se disse feliz por proporcionar a alunos de escolas públicas acesso a importantes capítulos da história do comércio de Nova Friburgo. “Não teríamos como contar toda a história e mencionar todos os personagens, mas conseguimos destacar acontecimentos e pessoas relevantes, que prestaram enorme serviço ao nosso setor”, acrescentou.
O programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada objetiva garantir o direito à alfabetização das crianças brasileiras até o final do 2º ano do Ensino Fundamental e a recuperação das aprendizagens das crianças de 3º, 4º e 5º anos afetadas pela pandemia. O programa estabelece regime de colaboração entre União, Estados e municípios e utiliza estratégias de suporte técnico e financeiro do Governo Federal para melhorar a infraestrutura física e pedagógica das escolas públicas, como oferta de materiais didáticos para estudantes e de materiais pedagógicos para professores.
Deixe o seu comentário