Primeira onda de frio do outono continua neste fim de semana

Noite clara de Lua Pascal, sem nuvens, ajudou a intensificar a sensação térmica
sábado, 16 de abril de 2022
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
A Lua Pascal se pondo a oeste (Foto de leitor)
A Lua Pascal se pondo a oeste (Foto de leitor)

A primeira onda de frio deste outono, quase um mês  após o início da estação, em 20 de março, fez muitos friburguenses recorrerem a botas e gorros, no melhor modelito inverno. A queda das temperaturas foi repentina, observada a partir de quinta-feira, 14. Nesta Sexta-feira Santa, várias capitais do Brasil registraram as menores temperaturas do ano até agora.

Oficialmente, Nova Friburgo registrou 10 graus, mínima que deve se manter pelos próximos dias, mas houve termômetros que registrassem menos, sobretudo em localidades mais altas.

A noite clara de Lua Cheia, sem nuvens, ajudou a intensificar a sensação de frio. Segundo o Climatempo, as madrugadas deste fim de semana continuarão geladas.

O fim de semana de Páscoa será com predomínio de sol, sem chance de chuva. As temperaturas aumentam aos poucos no decorrer da semana.

Esta lua cheia de abril é  chamada de Lua Rosa, ou Pascal. A plenitude máxima será neste sábado, 16, às 15h55 (horário de Brasília), segundo a Nasa. Para os hindus, esta lua cheia antes da Páscoa marca Hanuman Jayanti, a celebração da divindade do macaco hindu. A lua rosa é Bak Poya para os budistas, especialmente no Sri Lanka, e comemora a visita de Buda ao país insular, onde Buda evitou uma guerra resolvendo uma disputa entre chefes.

Segundo o  folclore rural,  lua cheia em abril traz geada; se ficar pálida, espere chuva.

LEIA MAIS

Previsão é que a chuva diminua, mas há possibilidade de pancadas isoladas até o fim de semana

Ideal é votar pela manhã, para evitar possíveis pancadas à tarde

A previsão de altos acumulados de chuva e ventos podem provocar transtornos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Clima