Na tarde desta quarta-feira, 22, precisamente às 16h21, começa oficialmente a primavera de 2021. A nova estação se estenderá até as 12h59 de 21 de dezembro, quando terá início o verão. Segundo o Instituto Climatempo, depois de ter predominado no verão passado, o fenômeno La Niña (resfriamento da superfície das águas do Oceano Pacífico) retorna nesta primavera, desta vez em sua forma Modoki. Um aspecto especial do La Niña Modoki é estimular mais chuvas durante a primavera do que no verão.
Os principais centros de monitoramento do clima global indicam que o La Niña estará completamente configurado na virada de setembro para outubro. O La Niña deve influenciar toda a primavera e também o verão, que só termina em março.
Na maior parte desta primavera, a previsão do Climatempo é de temperaturas médias mensais dentro e acima da média normal em praticamente todo o país. É possível a ocorrência de uma nova onda de calor, porém não tão intensa quanto a observada na primavera do ano passado, quando várias regiões do Brasil bateram recordes históricos de calor.
Desde o início de setembro, as pancadas de chuva retornaram sobre várias áreas do Sudeste, mas de forma irregular. As precipitações mais frequentes e volumosas ao longo deste mês devem ser observadas no Sul e no Norte do país, poupando o Sudeste.
Outubro e novembro devem registrar, segundo o Climatempo, aumento da frequência e do volume de chuvas no Sudeste do Brasil. O aumento da chuva pode fazer de novembro um mês menos quente em boa parte do Sudeste.
Apesar da tendência de volume de chuvas acima da média normal em áreas importantes para o abastecimento dos reservatórios para geração de energia, o volume ainda estará muito abaixo do necessário para regularizar a situação, alerta o Climatempo.
Frente fria a caminho
Nesta terça-feira, 21, uma nova frente fria, associada a um ciclone extratropical no litoral do Sul do país, avança para o Sudeste, aumentando a nebulosidade e as condições para temporais isolados. O Climatempo, assim como a Defesa Civil de Nova Friburgo, emitiram alerta para fortes rajadas de vento.
A máxima de 30 graus nesta terça, calor típico de um sistema pré-frontal, que antecede frentes frias, deve despencar para 20 nesta quarta em Friburgo, quando o céu fica mais encoberto, podendo chover a qualquer hora do dia. A tendência é que as instabilidades percam força sobre o estado já a partir da quinta, 23.
As flores da estação
A primavera é considerada a estação das flores, que em Nova Friburgo tem uma grande produção de espécies variadas. Veja algumas flores que costumam brotar na primavera colorindo e perfumando o ambiente: agapanto, azálea, bromélia, cacto, calêndula, cravina, crisântemo, dália-anã, deutzia, flor-de-mel, gérbera, girassol, gomphrena, hera, jasmim, lírio, margarida, onze-horas, orquídea, petúnia, phlox, pomponete, rosa, tulipa, verbena, violeta e zínia.
Deixe o seu comentário