No último dia 11, foi realizada no teatro do Nova Friburgo Country Clube, a 3ª edição do Prêmio Inova Nova Friburgo – Edição Silvio Ruiz Galvez, iniciativa do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação que reconhece instituições, empresas, profissionais e jovens talentos que vêm transformando o território por meio da ciência, tecnologia, criatividade e inovação.
A edição deste ano prestou homenagem póstuma especial ao empreendedor Silvio Ruiz Galvez. Um vídeo emocionou o público ao apresentar sua trajetória pela voz dos seis netos, seguido da entrega de flores aos familiares presentes.
O presidente do Conselho de Ciência e Tecnologia, professor Marcelo Verly, destacou o papel estratégico da inovação para o desenvolvimento do município e citou todas as instituições que compõem o conselho no biênio 2023–2025. Segundo ele, Nova Friburgo vive um ciclo positivo marcado pela articulação entre governo, academia, setor produtivo e sociedade civil — movimento que consolidou o município como um dos mais promissores ecossistemas de inovação do interior fluminense.
Dez categorias premiadas
A 3ª edição do Prêmio Inova apresentou novidades importantes, como a definição de dez categorias – seis dedicadas a instituições e quatro a pessoas físicas – além da ampliação das indicações para toda a sociedade. A consulta pública, que mobilizou mais de três mil votantes, reforçou o caráter participativo e democrático do prêmio.
As premiações contemplaram destaques em inovação no governo, agricultura, indústria, comércio e serviços, sociedade, academia, cultura, tecnologia e juventude inovadora. Entre os vencedores, estão instituições como Sebrae Serrana I, Apiário Amigos da Terra, Senai, Arp, Grupo Escoteiro 177/RJ Caledônia, Mulheres de Sucesso e a equipe de robótica Tucanus, além de profissionais como Lúcia Almo de Moraes, Victor Schote Nogueira e Karoliny Jaccoud Paula Pinto, jovem de 16 anos que apresentou projeto de reciclagem têxtil com impacto social e educacional.
Criatividade e anúncio da personalidade 2026
A cerimônia também abriu espaço para celebrar a criatividade, elemento inseparável da inovação. Foi apresentado o vídeo do World Creativity Day, reforçando a realização da terceira edição do evento em Nova Friburgo em abril de 2026. O líder criativo da iniciativa, Beto Grillo, destacou o papel dos apoiadores e convocou todos para reunião preparatória que será realizada no próximo dia 25.
Um dos momentos mais aguardados foi o anúncio da personalidade que dará nome à edição 2026 do prêmio: Adriana Maria Aquino, pesquisadora da Embrapa, referência internacional em ambientes de montanha e liderança fundamental no fortalecimento da agricultura e da pesquisa aplicada na Região Serrana. Em homenagem póstuma, familiares subiram ao palco para receber flores e o reconhecimento do público.

Deixe o seu comentário