Prejuízo com chuvas chega a R$ 37 milhões no comércio do Norte e Noroeste do estado

Pesquisa feita pelo Fecomércio nos 14 municípios mais afetados mostra que 56,6% dos estabelecimentos foram prejudicados
segunda-feira, 03 de fevereiro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Ruas inundadas em Itaperuna (Foto: G1)
Ruas inundadas em Itaperuna (Foto: G1)

Entre os dias 24 e 25 de janeiro, as fortes chuvas deixaram diversas cidades do Norte e Noroeste do estado do Rio de Janeiro inundadas após o transbordamento de três rios na região, o que também ocasionou grandes perdas para o comércio. Um levantamento feito pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec-RJ) aponta que 56,6% dos estabelecimentos comerciais, em 14 municípios, foram prejudicados pelo temporal, com prejuízo estimado em R$ 37,2 milhões.

 Para 56,6% dos empresários, a tempestade afetou de alguma forma seu negócio. Segundo 72,8% dos consultados afetados pela enchente, o principal fator teria sido a drástica redução da demanda, ou seja, falta de clientes. Também contribuíram para as perdas a falta de funcionários (27,2%) e o alagamento do estabelecimento ou depósito (25,6%). Em 23,2% dos estabelecimentos não houve entrega de mercadorias e para 17,6% ainda ocorreram danos à estrutura física do negócio e perdas de mercadoria. A pesquisa também revelou que a maioria dos entrevistados vai demorar de dois a três meses (32,8%) para recuperar o prejuízo.

A pesquisa foi realizada com consultas a 569 estabelecimentos comerciais dos seguintes municípios: Varre-Sai, São João da Barra, Bom Jesus do Itabapoana, Cardoso Moreira, Cambuci, Campos dos Goytacazes, Italva, Aperibé, Laje do Muriaé, São José de Ubá, Natividade, Porciúncula, Itaperuna e São Francisco do Itabapoana.

Sobre a Fecomércio RJ

A Fecomércio RJ é formada por 59 sindicatos patronais fluminenses e tem como objetivo representar os interesses do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado. A Federação reúne em torno de 342 mil empresas, que correspondem por quase 2/3 da atividade econômica do estado do Rio de Janeiro, isso representa 71% dos estabelecimentos fluminenses, gerando 1,8 milhões de empregos formais, nada menos que 64% das vagas com carteira assinada. Além disso, a Fecomércio RJ administra, no estado do Rio, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comércio (Senac).

 

LEIA MAIS

Previsão é que a chuva diminua, mas há possibilidade de pancadas isoladas até o fim de semana

Ideal é votar pela manhã, para evitar possíveis pancadas à tarde

A previsão de altos acumulados de chuva e ventos podem provocar transtornos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Clima