Prefeitura omite dados importantes para aferição do sistema de bandeiras

Governo Municipal informa apenas a taxa de ocupação dos leitos destinados ao tratamento de pacientes com Covid-19 de segunda à sexta-feira, excluindo sábados e domingos
quinta-feira, 16 de julho de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
(Foto: Alan Andrade)
(Foto: Alan Andrade)

Conforme já amplamente divulgado, a métrica utilizada pela Prefeitura de Nova Friburgo para estabelecer o sistema das bandeiras de flexibilização no município leva em consideração a média semanal da taxa de ocupação dos leitos de UTI destinados exclusivamente ao tratamento de pacientes com Covid-19 – incluindo o Hospital Municipal Raul Sertã e as outras três unidades particulares da cidade. Como a bandeira é aferida às sextas-feiras e vale para a semana seguinte, são contabilizadas as taxas de ocupação no sábado, domingo, segunda, terça, quarta, quinta e sexta-feiras para que seja adotada a bandeira que valerá a partir da segunda-feira seguinte.

No entanto, o Governo Municipal divulga em suas redes sociais apenas as taxas de ocupação dos leitos de UTI destinados ao tratamento de pacientes com Covid-19 de segunda à sexta-feira, omitindo os dados referentes ao fim de semana. Desde a última segunda-feira, 13, A VOZ DA SERRA tem cobrado sistematicamente à prefeitura a divulgação da taxa de ocupação dos leitos de Covid dos hospitais locais nos últimos sábados, 11, e no domingos, 12, passados. Desde então, a Subsecretaria de Comunicação Social (Secom) informa apenas que a “mensagem foi encaminhada para o setor responsável. Tão logo recebamos as informações, enviaremos”.

Nesta semana, a segunda desde o início da retomada gradual e segura das atividades, Nova Friburgo está em bandeira amarela, quando a taxa média de ocupação dos leitos destinados ao tratamento de pacientes com Covid-19 está entre 50% e 59% - a média semanal da taxa de ocupação ficou em 54,8%. Como a prefeitura não revelou a taxa de ocupação do último fim de semana, os únicos dados disponíveis são os referentes às últimas segundas e terças-feiras, dias 13 e 14, já que esta reportagem foi finalizada antes da divulgação dos números desta quarta-feira, 15.

Na segunda-feira, 13, a taxa de ocupação dos leitos de UTI foi de 82,1%, enquanto na terça-feira, 14, esse número caiu para 78,6%. Levando em consideração apenas esses dois dias, Nova Friburgo estaria com 80,35% de ocupação nos leitos de UTI para Covid-19, o que colocaria o município em bandeira vermelha – quando a taxa de ocupação dos leitos está acima de 70%.

Além da falta de transparência e de dar margem à desinformação, a não divulgação dos dados referentes aos sábados e domingos faz com que os friburguenses (sejam eles autônomos, empresários ou trabalhadores formais) não consigam se programar para a semana seguinte. A taxa de ocupação dos leitos na segunda e na terça-feira desta semana sugere que Nova Friburgo deve sair da bandeira amarela na próxima semana. Mas fica a dúvida: entrará em bandeira laranja ou em bandeira vermelha? 

Cabe ressaltar que, na bandeira vermelha, poderão funcionar apenas serviços essenciais e indústrias com capacidade de mão de obra de até 50%. Apesar de remota, também há a possibilidade de o município entrar em bandeira verde – quando a taxa de ocupação dos leitos de Covid-19 está abaixo de 50%. No entanto, fica difícil traçar esse prognóstico quando o Governo Municipal omite parte dos dados utilizados para aferir a bandeira que será adotada.

Cenário na rede pública

Se os números não são animadores quando se contabiliza também os três hospitais particulares de Nova Friburgo (Unimed, São Lucas e Serrano), o cenário é ainda mais crítico se levarmos em consideração apenas os leitos públicos. Se a métrica para aferir a bandeira que será adotada apurasse apenas a taxa de ocupação no Hospital Municipal Raul Sertã – como defende a Defensoria Pública -, a cidade, talvez, não tivesse sequer dado início à flexibilização das atividades.

Enquanto a média geral da última semana foi de 54,8%, contando apenas o Raul Sertã esse número saltaria para 96% de ocupação média na semana, o que colocaria a cidade em bandeira vermelha. Só para relembrar, segundo os dados divulgados pela prefeitura, na segunda-feira, 6, o Hospital Raul Sertã registrou 100% de ocupação nos leitos de UTI. Na terça, 7, e na quarta-feira, 8, esse número caiu para 90% e, na quinta, 9, e na sexta-feira, 10, voltou a ser de 100%. A prefeitura também não divulgou a taxa de ocupação dos leitos no sábado, 4, e no domingo, 5.

Segundo divulgado pelo Governo Municipal, o Raul Sertã registrou 100% de ocupação dos leitos de UTI para Covid-19 na segunda-feira, 13, e 90% na terça, 14, o que dá uma média de 95% de ocupação nos dois dias. Como não foram divulgados os dados referentes ao sábado e ao domingo, não dá para se ter uma ideia da taxa média de ocupação dos leitos públicos nos últimos quatro dias.  

E se mudar a bandeira?

Se Nova Friburgo realmente sair da bandeira amarela na próxima semana e ingressar em bandeira vermelha, voltam praticamente todas as restrições de funcionamento do início do período de isolamento social. Nesse estágio, apenas os serviços considerados essenciais e as indústrias – com até 50% da mão de obra – poderão funcionar. Caso a cidade atinja a bandeira laranja, haverá uma série de mudanças em relação à bandeira amarela – estágio atual do município. Em bandeira laranja, o comércio não poderá mais abrir aos sábados, ficando autorizado a funcionar apenas de segunda à sexta-feira, das 12h às 18h. Bares, restaurantes e lanchonetes poderão funcionar com apenas 50% de sua capacidade de ocupação, enquanto shoppings poderão operar apenas em sistema de delivery.

Hotéis, motéis e pousadas – que de acordo com o decreto 625, de 1º de julho, só estão autorizados a retomar suas atividades na próxima sexta-feira, 17 - deverão operar com 30% de sua capacidade. O mesmo se aplica a atividades de visitação coletivas de cunho turístico ou cultural. Ou seja, caso Nova Friburgo passe da bandeira amarela para a laranja na próxima semana, esses setores retomarão as atividades no fim de semana e deverão parar novamente na segunda-feira, já que estão autorizadas a funcionar apenas nas bandeiras amarela e verde.

O mesmo ocorre com as instituições religiosas, que puderam retomar as atividades na última segunda-feira, 13, no entanto, caso a cidade atinja a bandeira laranja, terão que suspender novamente os cultos e missas presenciais. O setor de academias, o último contemplado na chamada retomada gradual e segura das atividades, poderá voltar a funcionar na segunda-feira, 20, apenas se o município seguir em bandeira amarela ou verde. Caso passe para a bandeira laranja, deverão continuar de portas fechadas.

 

LEIA MAIS

Informações são do mais novo Boletim Coronavírus emitido semanalmente pela prefeitura

Imunizante deverá ser aplicado em três doses

Todos os pacientes eram idosos com mais de 70 anos e doentes crônicos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra