Depois de quase dois anos de pandemia, com isolamento social e sem eventos para celebrar datas especiais, a Prefeitura de Nova Friburgo anunciou que irá decorar a cidade neste Natal. “Todo o mundo passa por um momento delicado que atinge a sociedade economica e psicologicamente. O Natal simboliza esperança. E é esse sentimento que buscamos apresentar aos friburguenses com a decoração natalina promovendo beleza e harmonia, integrando os friburguenses s em um clima de união e de solidariedade”, disse o secretário de Turismo e Marketing, Renan Alves.
Por isso, foi aberta uma licitação, sob a modalidade de pregão eletrônico por menor preço por lote, para a compra de peças ornamentais para decoração de Natal, com estimativa de R$ 655.839,88. Deverão ser adquiridos enfeites, árvores, bonecos, trenó e muitas luzes. O Centro, além de luzes e árvores natalinas, receberá cenários, como a casa gigante em formato de uma bota do Papai Noel, na na Praça Dermeval Moreira; um trenó com renas na Praça Getúlio Vargas e um presépio na Praça do Suspiro. Os distritos serão enfeitados com luzes e árvores gigantes.
A prefeitura informou que, inspirada no exemplo de Gramado-RS, optou por investir na compra da ornamentação em vez de alugar os itens como anteriormente. “A intenção é montar um acervo decorativo que será melhorado a cada ano, gerando economia”, ressalta Renan Alves. A Secretaria de Cultura informou que estão previstas apresentações culturais, como concertos das bandas Euterpe e Campesina Friburguense, pocket shows, espetáculos de dança, e música.
Parceria com a Fecomércio
Além da prefeitura, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio) vai contribuir com a decoração e apresentações culturais neste Natal. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) de Nova Friburgo, Braulio Rezende, apresentou sugestões de programação ao presidente da Fecomércio, Antonio Queiroz Junior, e que a maioria foi aceita. Entre elas estão a iluminação de ruas e praças, árvore de Natal e presépio, exibições de folias de reis, bandas de música e corais. Também voltará à Praça Dermeval Moreira o mapping natalino, com projeção de imagens e sons na fachada da Catedral São João Batista.
“A retomada no clima natalino nos leva a ter fé de que tudo vai melhorar. Com o avanço da vacinação, o Natal se torna também uma grande oportunidade de atrair turistas, gerar renda e trabalho em todos os setores”, comemorou Edson Almeida, presidente do Convention & Visitors Bureau, Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares e Conselho Municipal de Turismo.
Deixe o seu comentário