Prefeitura estuda mudar de novo ponto final dos ônibus intermunicipais

Embarque e desembarque pode voltar a ser feito na Praça do Suspiro, em vez da Vilage
quarta-feira, 27 de janeiro de 2021
por Henrique Amorim (henrique@avozdaserra.com.br)
Equipe da prefeitura visita o local atual, perto da Candido Mendes (Divulgação PMNF)
Equipe da prefeitura visita o local atual, perto da Candido Mendes (Divulgação PMNF)

O embarque e desembarque dos passageiros das linhas de ônibus que ligam Nova Friburgo aos municípios vizinhos do Centro-Norte, regiões Norte e Noroeste, Teresópolis e Além Paraíba-MG pode voltar a ser feito na Praça do Suspiro. Desde o ano passado, o ponto regulador destas linhas no centro da cidade funciona no final da Avenida Euterpe Friburguense, em frente a universidade Candido Mendes. No último fim de semana, técnicos do setor de trânsito da Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu) realizaram uma simulação no Suspiro para testar como seria a nova logística de embarque e desembarque dos passageiros. A ação experimental contou com uma equipe da Smomu e três coletivos cedidos pela empresa de ônibus 1001.

A ideia da prefeitura é voltar com o embarque e desembarque para o Suspiro, mas não mais na Rua Arnaldo Bittencourt, atrás do Clube de Xadrez, como ocorreu anteriormente. A intenção é utilizar o ponto de parada de ônibus já existente na própria Praça do Suspiro, em frente a igreja evangélica, que hoje é utilizado pelos ônibus urbanos da empresa Faol que ligam a Estação Livre aos bairros Vale dos Pinheiros, Lagoinha e Granja Spinelli. 

Ao fazer o teste com os coletivos intermunicipais, a equipe da Smomu constatou que há viabilidade no local para o embarque e desembarque simultâneo de passageiros em até quatro ônibus. Há, portanto, a necessidade de organizar o estacionamento em frente a igreja Batista de forma paralela ao meio-fio, pois o estacionamento de veículos no formato espinha de peixe, dificultaria a ultrapassagem de um coletivo por outro no local. O segundo ponto testado foi no lado ímpar da Rua Padre Roberto Sabóia de Medeiros, no Paissandu,  onde se identificou que há espaço para a parada de até quatro ônibus para o embarque e desembarque de passageiros das linhas que ligam Nova Friburgo a Cachoeiras de Macacu, Rio das Ostras e Macaé. 

“Queremos resolver definitivamente os locais de parada dos ônibus intermunicipais no centro da cidade, o que afeta, direta e indiretamente, muitas pessoas todos os dias” – comentou o secretário municipal de Ordem e Mobilidade Urbana, Fabrício Medeiros, que está coordenando novas pesquisas de impacto, ouvindo os setores que podem ser atingidos. Se os intermunicipais voltarem à Praça do Suspiro o retorno para os municípios de destino se dará pelas ruas General Osório e Prudente de Moraes. 

Vale lembrar que o ponto de partida e final das linhas intermunicipais continua sendo na Rodoviária Norte, no bairro Duas Pedras. Os pontos reguladores no centro da cidade servem apenas para facilitar os usuários, evitando que eles ao chegarem em Nova Friburgo tenham que embarcar em linhas urbanas para chegar ao centro da cidade. A definição em relação aos pontos de embarque e desembarque dos ônibus intermunicipais no Centro é aguardada para as próximas semanas.

 

LEIA MAIS

Na Via Expressa, uma mulher de 41 anos morreu após ter sido atropelada

Desde o último sábado entrou em vigor decreto que revoga atribuições da equipe

Levantamento foi feito para a Semana Nacional de Trânsito

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra