Prefeitura disponibiliza 50 gavetas no Cemitério São João Batista

A medida é em caráter emergencial já que a própria prefeitura havia informado que os cemitérios estavam em colapso
sexta-feira, 07 de maio de 2021
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
(Fotos: Henrique Pinheiro)
(Fotos: Henrique Pinheiro)

Em publicação no Diário Oficial Eletrônico da última segunda-feira, 3, a Prefeitura de Nova Friburgo informou que o cemitério Trilha do Céu, na Fazenda Laje, distrito de Conselheiro Paulino, estava superlotado, sem possibilidade de abertura de novas covas rasas, devido ao excesso de sepultamentos de vítimas da Covid-19.

Como medida emergencial, o município informou no D.O. eletrônico desta quinta-feira, 6, que disponibilizou 50 gavetas no Cemitério São João Batista, no Centro, após a exumação de corpos de vítimas da tragédia climática de 2011, “para que nenhuma família fique sem opção para sepultar seu ente querido no momento de grande dor referente a pandemia”, informou a prefeitura. Foi publicado também um edital com prazo para abertura em 15 dias, de mais 176 gavetas ocupadas, mas que estão abandonadas desde 2016. Os corpos que estão sepultados nelas serão exumados após o prazo regulamentar.

“Informamos também que o Cemitério Trilha do Céu tem um projeto que será posto em prática para construção de gavetas e que nenhuma família até a presente data ficou desassistida pela equipe de cemitérios e a Secretaria de Serviços Públicos, mantendo o total respeito aos familiares e transparência à toda população”.

A prefeitura informou também que em março, o Cemitério São João Batista registrou 24 sepultamentos, sendo sete mortes por Covid-19. No Trilha do Céu, dos 81 sepultamentos, 18 óbitos foram por Covid-19. No entanto, já na primeira quinzena de abril, esses números aumentaram significativamente. No São João Batista, dos 26 sepultamentos, 13 óbitos foram por Covid-19, e no Trilha do Céu, dos 40 sepultamentos realizados, 26  foram de vítimas da Covid-19.

A Secretaria de Serviços Públicos ressaltou ainda que em 2020, as 300 sepulturas disponibilizadas no Trilha do Céu foram utilizadas, ou seja, o cemitério já encontrava-se em processo de colapso. “Para o Trilha do Céu, a prefeitura já iniciou um processo para expansão. Ainda cabe um estudo técnico para definir se serão feitas 50 covas rasas ou 400 gavetas verticais, tudo dentro das normas ambientais e sanitárias. No São João Batista, cabe a recuperação de cerca de 50 gavetas”, informou o Executivo.

Ainda na publicação do D.O. da última segunda-feira, 3, a prefeitura emitiu um comunicado para que as funerárias se programem “a fim de atender a realidade do cemitério da Trilha do Céu por falta momentânea de sepulturas”. O município informou que apenas quem já possui sepultura perpétua e ou cova rasa com tempo para exumação poderá sepultar entes queridos no referido cemitério. Por fim, a prefeitura disse que existe uma área já ampliada para disponibilizar 60 novas covas rasas.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: