Prefeitura confirma estabilização no contágio de Covid em Friburgo

Autoridades de saúde do município relacionam atual cenário epidemiológico ao clima do inverno, quando aumenta disseminação de síndromes gripais
terça-feira, 28 de junho de 2022
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
Prefeitura confirma estabilização no contágio de Covid em Friburgo

Pela primeira vez desde a mais recente nova onda de coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde admitiu ser “perceptível uma certa estabilização no contágio de Covid na comparação com as últimas semanas”. A boa notícia confirma o que A VOZ DA SERRA noticiou em meados de junho, com base no acompanhamento de cinco boletins seguidos: a Covid podia finalmente estar desacelerando em Nova Friburgo.

Na avaliação das autoridades de saúde do município, o atual cenário epidemiológico na cidade está relacionado ao clima do inverno, quando a disseminação de síndromes gripais se torna maior.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça a necessidade de friburguenses com doses de vacina atrasadas buscarem uma unidade de saúde para completar a proteção.

Atualmente, em Nova Friburgo, vacinas contra a Covid-19 estão sendo aplicadas em todas as  pessoas acima de 40 anos, enquanto contra a gripe foi liberada para todas as faixas etárias. 

Da última quarta-feira, 22, até o boletim mais recente, divulgado nesta segunda, 27, foram registrados mais três óbitos por Covid. Dois deles, no entanto, ocorreram na semana passada, mas a notificação só foi feita agora. No total, subiu para 32.946 o número de infectados desde 2020, sendo 935 profissionais de saúde. O total de mortos chega a 954. Todos os óbitos normalmente são de pessoas idosas e com comorbidades.

Nestes cinco dias, foram 258 novos casos, uma média de 51 por dia - acima, no entanto, dos 30 de meados do mês. Nos hospitais da cidade, porém, a quantidade de internações se mantém baixa, com 39 internados, sendo apenas quatro em UTIs.

No fim de semana chegou a ser divulgada fila de espera de dois pacientes aguardando por leitos intensivos no Hospital Municipal Raul Sertã. No entanto, a Secretaria de Saúde esclareceu que o quadro clínico desses pacientes era estável e que a solicitação de UTI era apenas para monitorar e evitar a evolução dos casos.

Na última segunda, 348 testes de Covid foram aplicados pelo SUS, mas apenas 96 (menos de 30%) resultaram positivo, mantendo a tendência.

Ou seja, o coronavírus e suas variantes de fato dão sinais de arrefecimento, agora com muitos casos mais leves, sem exigir hospitalização, mas as estatísticas mostram que ainda é preciso manter o alerta contra a doença e não desprezar a vacinação. 

Na  semana de 2 a 9 de junho, Friburgo chegou a registrar, em sete dias, 905 novos casos e mais nove mortes por Covid. Só do dia 7 ao dia 9 houve, em 48 horas,  um pico de 203 novos casos e mais quatro óbitos.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra