Prefeitura assume compromisso de seguir com o projeto “Vamos Florir”

Segunda reunião entre Acianf,governo e Fundação D. João VI marcou a continuidade do projeto, que deve ser ampliado para outros pontos da cidade
sábado, 06 de fevereiro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
O encontro para discutir a continuidade do projeto (Divulgação Acianf)
O encontro para discutir a continuidade do projeto (Divulgação Acianf)

Com o intuito de estreitar laços entre as instituições e avançar com o projeto “Vamos Florir”, que já é bem sucedido na cidade e reconhecido pela própria população, se reuniram na manhã desta sexta-feira, 5, na sede da prefeitura, o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf), Júlio Cordeiro, o secretário municipal da Casa Civil, Pierre Moraes, o secretário de Serviços Públicos, Eduardo Trigo, o presidente da Fundação D. João VI, Luiz Fernando Folly e o subsecretário e representante do Escritório de Gerenciamento de Convênios e Projetos (EGCP), Sérgio Abi Ramia.

O encontro foi realizado em continuação à uma reunião realizada na semana passada, onde o presidente da Acianf apresentou o projeto ao atual governo municipal. Um dos principais temas abordados neste segundo encontro foi a contradição de Nova Friburgo ser o segundo produtor nacional de flores de corte e não ser uma cidade florida, o que reforça a necessidade da continuação e expansão do projeto. Na ocasião, também foram abordados assuntos como a construção do tão almejado pórtico de entrada da cidade, em Theodoro de Oliveira, além dos projetos de revitalização da Praça Getúlio Vargas e da Avenida Hans Gaiser.

O presidente da Fundação D. João VI, Luiz Fernando Folly, aproveitou a oportunidade para demonstrar aos presentes uma ferramenta digital capaz de mapear os projetos, as árvores e diversos pontos da cidade, algo que pode ser um grande suporte para diversas ações da própria prefeitura, afinal de contas, Nova Friburgo possui diversas árvores de importância histórica e a intenção é mapeá-las e envolver também o setor de turismo para explorar o conhecimento sobre esses locais.

Outros pontos importantes que também foram citados na reunião foram a reposição e manutenção das flores, o que resulta em maior atenção ao Horto Municipal, no Vale dos Pinheiros que, segundo o governo municipal, a intenção é triplicar a capacidade de produção de mudas, além da remodelagem da Avenida Alberto Braune como projeto piloto e a implantação de um projeto de lei que defina as diretrizes para a padronização desses projetos.

De acordo com a Acianf, “a reunião foi, mais uma vez, muito produtiva no sentido de aproximação e definição do papel de cada entidade, para que seja possível transformar Nova Friburgo numa cidade limpa, atrativa, padronizada e revitalizada”.

O que é o projeto “Vamos Florir”?

O projeto “Vamos Florir” consiste em uma parceria entre a Acianf, a Fundação D. João VI, a Prefeitura de Nova Friburgo e a Secretaria Municipal de Serviços Públicos, que incentiva a melhoria dos espaços urbanos, através da restauração e manutenção de áreas públicas.

O projeto contribui para o embelezamento da cidade e para a autoestima do cidadão friburguense, além de estar em consonância com programas ambientais de redução de resíduos sólidos e descarte inadequado, poluição visual, acessibilidade, qualidade de vida, preservação de áreas de proteção em áreas urbanas, sensibilização da população a temas ambientais, entre outros. Somando-se aos benefícios sociais, ambientais e cívicos, a reurbanização das áreas públicas promove, ainda, o turismo e o aquecimento da economia de Nova Friburgo.

LEIA MAIS

Réus foram condenados a restituir valores e município, a tomar medidas administrativas para recompor meio ambiente

Ciep Prof. Luiz Carlos Veronese reaproveitou mais de 90% de seus resíduos

Estreia foi com o ambientalista Jorge Natureza, que falou sobre impactos da erosão

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra