Prefeitura anuncia desapropriação de terreno para construir pórtico

Projeto é um sonho de várias décadas no município. Ideia agora é construir também um Centro de Atendimento ao Turista, em Theodoro de Oliveira
sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Reprodução Web)
(Foto: Reprodução Web)

O prefeito Johnny Maycon (PL) fez, nesta semana, um antigo sonho de políticos e moradores de Nova Friburgo, voltar à tona: a possibilidade, enfim, do município ganhar um pórtico em seu principal acesso pela rodovia RJ-116, na altura do quilômetro 68, no bairro Theodoro de Oliveira, próximo ao limite com o município vizinho de Cachoeiras de Macacu. 

Através do decreto municipal 3.397, publicado na última terça-feira, 18, no Diário Oficial Eletrônico do município, na internet, o prefeito declarou como área de utilidade pública para fins de desapropriação, um terreno de 6.520 metros quadrados, na Avenida Walter Machado Thedin (trecho urbano da RJ-116) na localidade conhecida como Fazenda Pedra Branca. No local, a prefeitura pretende construir o tão sonhado pórtico do município e o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), além de benfeitorias no entorno.   

No mesmo decreto, a prefeitura informa que as despesas para construção dos empreendimentos correrão por dotação própria do município. Nesta sexta-feira, 21, A VOZ DA SERRA entrou em contato com a prefeitura para saber mais detalhes do projeto de construção do pórtico e qual o custo estimado. Através de nota enviada por sua Subsecretaria de Comunicação Social, a Prefeitura limitou-se a informar que a referida publicação no Diário Oficial “é apenas o primeiro passo para a aquisição do terreno e à medida que o projeto avançar, serão divulgados mais detalhes, como o planejamento e o valor estimado de investimento.”

Projeto antigo 

A construção do pórtico de Nova Friburgo, a exemplo dos já existentes em cidades turísticas como Petrópolis, vem sendo pensada há décadas. O ex-prefeito Heródoto Bento de Mello, ainda nos anos 1990, já anunciava a intenção de erguer a construção em Theodoro de Oliveira. Demais prefeitos também anunciaram a intenção, mas o projeto nunca saiu do papel.

O prefeito Johnny Maycon, em seu primeiro mandato, em outubro de 2021, anunciou em suas redes sociais uma reunião no Ministério de Turismo, na qual foi discutida a construção de um pórtico no alto da serra dos Três Picos. Na ocasião foram apresentados projetos para incrementar o turismo em Nova Friburgo. Naquela ocasião, Johnny Maycon complementou sua postagem informando que “a base dos projetos levados à capital federal visou a integração do turismo com demais setores, como educação, cultura e esportes. 

Ele enfatizou ainda que “o turismo é uma das principais vertentes econômicas do município e o setor precisa estar integrado com as demais demandas locais, principalmente o contexto histórico, regional e cultural, aumentando o potencial de crescimento econômico e elevando o poder de investimento, tanto do município quanto dos munícipes e empresários.”

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: