Prefeitura aguarda chegada de mais doses para retomar vacinação contra Covid

Expectativa é que governo estadual envie novo lote neste fim de semana; esta sexta é dia de 2ª dose para gestantes
sexta-feira, 30 de julho de 2021
por Jornal A Voz da Serra
A fila da vacina na Uerj (Arquivo AVS/ Adriana Oliveira)
A fila da vacina na Uerj (Arquivo AVS/ Adriana Oliveira)

Utilizando as redes sociais, o prefeito de Nova Friburgo, Johnny Maycon (Republicanos) informou que aguarda a chegada de nova remessa de doses de vacina contra a Covid-19 para reorganizar o calendário de imunização no município e retomar a campanha o mais rápido possível. A expectativa do prefeito é que o Governo do Estado do Rio de Janeiro envie mais um lote de doses para Nova Friburgo ainda durante o fim de semana. 

Desde a última quarta-feira, 28, a aplicação da primeira dose em Nova Friburgo foi suspensa por falta de vacinas. Deixaram de ser vacinados desde então os adultos de 32 e 33 anos. Amanhã, 31, estava prevista a realização de um Dia D para aplicação da primeira dose em adultos de 28 a 31 anos, sem comorbidades (doenças crônicas).

Ainda na quarta-feira, 28, a Prefeitura de Nova Friburgo recebeu 2.503 doses de vacinas para primeira aplicação e outras 3.205 com orientação de uso para segunda dose. "Levando em conta que o município vacina em média 3.500 a 4.000 pessoas por dia, a quantidade de imunizantes enviada para Nova Friburgo é insuficiente para dar prosseguimento na vacinação do público alvo que estava agendado para esta semana", informou a prefeitura, em nota. A aplicação da segunda dose continua normalmente.

Segunda dose para gestantes e puérperas

Nesta sexta-feira, 30, a Secretaria Municipal de Saúde realiza a vacinação para a segunda aplicação em grávidas e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) que tomaram a primeira dose da AstraZeneca, antes desse imunizante ser suspenso pelo Ministério da Saúde para esse público. A segunda dose será aplicada com a vacina da farmacêutica Pfizer, tendo em vista que o Governo do Estado do Rio de Janeiro instruiu, por meio de uma nota técnica, o uso desse imunizante para grávidas e puérperas que já tomaram a AstraZeneca. 

A aplicação da segunda dose para as gestantes e puérperas será das 9h às 15h, somente na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), que funciona na Fábrica Filó, na Vila Amélia. Será necessária a apresentação da documentação exigida junto com a carteirinha de vacinação.

Mais da metade dos maiores de 18 anos já tomou a primeira dose

De acordo com um levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, com base no número de cadastrados no formulário online realizado pela prefeitura, 55% da população com mais de 18 anos, sem comorbidade, já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, até a última quarta-feira, 27, em Nova Friburgo. Já em relação ao grupo de pessoas com mais de 60 anos, cerca de 82% idosos receberam as duas doses, ou seja, estão com o cronograma vacinal completo.

 

LEIA MAIS

Em casos de resultado positivo, o tratamento é integralmente oferecido pelo SUS

No Brasil, estima-se que existam 920 mil pessoas vivendo com o virus HIV

Será aplicada a primeira dose em adolescentes a partir de 12 anos e em adultos a partir dos 18

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 76 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra