Utilizando as redes sociais, o prefeito de Nova Friburgo, Johnny Maycon (Republicanos) informou que aguarda a chegada de nova remessa de doses de vacina contra a Covid-19 para reorganizar o calendário de imunização no município e retomar a campanha o mais rápido possível. A expectativa do prefeito é que o Governo do Estado do Rio de Janeiro envie mais um lote de doses para Nova Friburgo ainda durante o fim de semana.
Desde a última quarta-feira, 28, a aplicação da primeira dose em Nova Friburgo foi suspensa por falta de vacinas. Deixaram de ser vacinados desde então os adultos de 32 e 33 anos. Amanhã, 31, estava prevista a realização de um Dia D para aplicação da primeira dose em adultos de 28 a 31 anos, sem comorbidades (doenças crônicas).
Ainda na quarta-feira, 28, a Prefeitura de Nova Friburgo recebeu 2.503 doses de vacinas para primeira aplicação e outras 3.205 com orientação de uso para segunda dose. "Levando em conta que o município vacina em média 3.500 a 4.000 pessoas por dia, a quantidade de imunizantes enviada para Nova Friburgo é insuficiente para dar prosseguimento na vacinação do público alvo que estava agendado para esta semana", informou a prefeitura, em nota. A aplicação da segunda dose continua normalmente.
Segunda dose para gestantes e puérperas
Nesta sexta-feira, 30, a Secretaria Municipal de Saúde realiza a vacinação para a segunda aplicação em grávidas e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) que tomaram a primeira dose da AstraZeneca, antes desse imunizante ser suspenso pelo Ministério da Saúde para esse público. A segunda dose será aplicada com a vacina da farmacêutica Pfizer, tendo em vista que o Governo do Estado do Rio de Janeiro instruiu, por meio de uma nota técnica, o uso desse imunizante para grávidas e puérperas que já tomaram a AstraZeneca.
A aplicação da segunda dose para as gestantes e puérperas será das 9h às 15h, somente na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), que funciona na Fábrica Filó, na Vila Amélia. Será necessária a apresentação da documentação exigida junto com a carteirinha de vacinação.
Mais da metade dos maiores de 18 anos já tomou a primeira dose
De acordo com um levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, com base no número de cadastrados no formulário online realizado pela prefeitura, 55% da população com mais de 18 anos, sem comorbidade, já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, até a última quarta-feira, 27, em Nova Friburgo. Já em relação ao grupo de pessoas com mais de 60 anos, cerca de 82% idosos receberam as duas doses, ou seja, estão com o cronograma vacinal completo.
Deixe o seu comentário