Prefeitura aguarda chegada de mais doses para retomar vacinação contra Covid

Expectativa é que governo estadual envie novo lote neste fim de semana; esta sexta é dia de 2ª dose para gestantes
sexta-feira, 30 de julho de 2021
por Jornal A Voz da Serra
A fila da vacina na Uerj (Arquivo AVS/ Adriana Oliveira)
A fila da vacina na Uerj (Arquivo AVS/ Adriana Oliveira)

Utilizando as redes sociais, o prefeito de Nova Friburgo, Johnny Maycon (Republicanos) informou que aguarda a chegada de nova remessa de doses de vacina contra a Covid-19 para reorganizar o calendário de imunização no município e retomar a campanha o mais rápido possível. A expectativa do prefeito é que o Governo do Estado do Rio de Janeiro envie mais um lote de doses para Nova Friburgo ainda durante o fim de semana. 

Desde a última quarta-feira, 28, a aplicação da primeira dose em Nova Friburgo foi suspensa por falta de vacinas. Deixaram de ser vacinados desde então os adultos de 32 e 33 anos. Amanhã, 31, estava prevista a realização de um Dia D para aplicação da primeira dose em adultos de 28 a 31 anos, sem comorbidades (doenças crônicas).

Ainda na quarta-feira, 28, a Prefeitura de Nova Friburgo recebeu 2.503 doses de vacinas para primeira aplicação e outras 3.205 com orientação de uso para segunda dose. "Levando em conta que o município vacina em média 3.500 a 4.000 pessoas por dia, a quantidade de imunizantes enviada para Nova Friburgo é insuficiente para dar prosseguimento na vacinação do público alvo que estava agendado para esta semana", informou a prefeitura, em nota. A aplicação da segunda dose continua normalmente.

Segunda dose para gestantes e puérperas

Nesta sexta-feira, 30, a Secretaria Municipal de Saúde realiza a vacinação para a segunda aplicação em grávidas e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) que tomaram a primeira dose da AstraZeneca, antes desse imunizante ser suspenso pelo Ministério da Saúde para esse público. A segunda dose será aplicada com a vacina da farmacêutica Pfizer, tendo em vista que o Governo do Estado do Rio de Janeiro instruiu, por meio de uma nota técnica, o uso desse imunizante para grávidas e puérperas que já tomaram a AstraZeneca. 

A aplicação da segunda dose para as gestantes e puérperas será das 9h às 15h, somente na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), que funciona na Fábrica Filó, na Vila Amélia. Será necessária a apresentação da documentação exigida junto com a carteirinha de vacinação.

Mais da metade dos maiores de 18 anos já tomou a primeira dose

De acordo com um levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, com base no número de cadastrados no formulário online realizado pela prefeitura, 55% da população com mais de 18 anos, sem comorbidade, já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, até a última quarta-feira, 27, em Nova Friburgo. Já em relação ao grupo de pessoas com mais de 60 anos, cerca de 82% idosos receberam as duas doses, ou seja, estão com o cronograma vacinal completo.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Droga Paxlovid será distribuída em unidades de saúde para pacientes com mais de 65 anos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra