Prefeito do Rio anuncia suspensão do passaporte de vacina na capital

Comprovante é exigido em locais como bares, restaurantes, academias, salões de beleza e teatros
segunda-feira, 25 de abril de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Foto: UFSM
Foto: UFSM

O prefeito Eduardo Paes anunciou em rede social que o passaporte da vacina contra a Covid-19 não será mais exigido na capital. O anúncio foi feito após reunião do comitê científico na manhã desta segunda-feira, 25, quando se recomendou a suspensão temporária da exigência. A medida ainda precisa ser publicada em Diário Oficial.

Atualmente, na cidade do Rio, o comprovante de imunização é exigido em locais como bares, restaurantes, academias, hoteis, salões de beleza, teatros, boates, museus e eventos.

O anúncio contradiz uma declaração feita pelo prefeito no mês passado, quando ele disse que a exigência poderia ser suspensa somente quando 70% da população vacinável estivesse com a dose de reforço. Hoje esse índice está em 62,3%.

Nos últimos meses, segundo o jornal O Globo, a procura pela dose de reforço da vacina contra a Covid-19 estagnou. Dados do Tabnet da prefeitura do Rio mostra uma queda de 35% de fevereiro para março do número de imunizados. Em abril, os 17 primeiros dias do mês tiveram 76 mil cariocas vacinados com a terceira dose. Em março, nos mesmos dias, 166 mil pessoas receberam a terceira dose.

A prefeitura previa que até o final de março a cidade atingiria a cobertura de 70% da terceira dose, o que não ocorreu. O maior atraso está entre os mais jovens. Dados do painel da prefeitura mostram que 533 mil cariocas de 20 a 29 anos não retornaram para a terceira dose. Nesta faixa etária, 54% das pessoas já receberam as duas primeiras doses da vacina mas ainda não retornaram aos postos para o reforço.Após o fim da onda da variante Ômicron, a cidade do Rio teve uma queda sustentada do número de casos e mortes pela Covid-19. Nesta segunda-feira há seis pessoas internadas com a doença na rede pública, sendo quatro em UTI. Este é o menor número de hospitalizados com diagnostico do coronavírus na rede SUS da cidade desde o início da pandemia.

A próxima reunião da grupo ocorrerá no dia 16 de maio.

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra