Pracinha da Rua São Paulo precisa de manutenção

Péssimo estado de conservação e a altura do mato evidenciam que o espaço não é cuidado há muito tempo
quinta-feira, 14 de janeiro de 2021
por Thiago Lima (thiago@avozdaserra.com.br)
O mato crescido na pracinha (Fotos de leitores)
O mato crescido na pracinha (Fotos de leitores)

O que era para ser um ponto de encontro dos moradores que residem no bairro Bela Vista se transformou em uma área abandonada e cercada de riscos. Trata-se da pracinha situada na Rua São Paulo. A falta de manutenção do espaço vem preocupando quem reside nas imediações, conforme algumas reclamações que têm chegado à redação de A VOZ DA SERRA.

Segundo o morador Thiago Emerich, o telhado do projeto original que caiu em 2015 devido a infestação de cupins, a falta de capina - que é problemática há muitos anos na cidade -, de iluminação e o lixo espalhado são alguns exemplos da má conservação do espaço público. 

“A pracinha era muito bonita mas atualmente ela está com o mato muito alto. O telhado do projeto original da praça acabou caindo, em meados de 2015, devido aos cupins”, esclareceu. E complementa com outras reclamações referentes ao bairro como um todo: “O bairro todo necessita de capina, como em outros lugares em Friburgo. Outro ponto negativo é a quantidade de entulho espalhado por outras ruas, além da Rua São Paulo”, complementou.   

A praça, de pequeno porte, porém não menos importante que as demais, fica em meio a uma ladeira, portanto, foi construída em três níveis. No primeiro, mais alto, há equipamentos destinados à prática de atividades físicas. No segundo nível, há mesas e bancos de concreto para jogos de dama ou xadrez, só que o mato já encobre a própria estrutura, o que indica que, devido ao estado de abandono, o local pouco tem sido utilizado pelos moradores das redondezas. No terceiro nível, mais embaixo, existe apenas uma escada que dá acesso à pequena praça. Assim como o restante do espaço, o local está parcialmente encoberto pelo mato alto.

O péssimo estado de conservação e a altura do mato no local, sugere que a pracinha da Rua São Paulo não tem recebido nenhuma ação de revitalização da prefeitura há bastante tempo. “O problema é que a prefeitura cria os espaços urbanos, mas nem sempre faz a manutenção necessária. O mato está altíssimo, impossibilitando o uso da praça pela população”, relatou um morador que não quis ser identificado. 

 Vale ressaltar que esta não é a primeira vez que o local é motivo de críticas. Em anos anteriores A VOZ DA SERRA fez algumas reportagens no local após receber queixas de moradores quanto ao aspecto abandonado e cercado de riscos.

O que diz a prefeitura

Entramos em contato com a Prefeitura Municipal de Nova Friburgo sobre a possibilidade da pracinha ser incluída no cronograma de revitalização dos espaços públicos, mas até a atualização desta notícia não tivemos retorno. Moradores comentaram com o jornal, no entanto, que uma equipe de capina foi enviada ao local nesta manhã de quinta, 14, bem cedo.

Em nota enviada na manhã desta quinta-feira, 14, a prefeitura esclarece que "a equipe da Subprefeitura de Olaria já está realizando o trabalho de capina na Rua São Paulo, iniciando o trabalho próximo ao Centro Educacional Souza Poletti desde a tarde de quarta-feira, 13, e, em breve, a rua toda será feita, o que inclui a pracinha. Com relação ao lixo, foram retirados seis caminhões com entulhos e madeiras, no bairro Bela Vista em geral." Confira na galeria de fotos as imagens enviadas pela prefeitura. 

 

LEIA MAIS

Órgão aguarda esclarecimentos da PGM sobre notícia de fato instaurada para investigar irregularidades em contrato entre prefeitura e empresa

Trânsito da Avenida Julius Arp ficou 2 meses desviado para a Alameda Barão de Nova Friburgo

Município diz que passou o dia abordando pessoas em situação de rua. Muitos foram vistos dormindo em lugares como o coreto do Paissandu

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: obra | Governo