Poucos dias após ser inaugurado, traffic calming da Euterpe terá que ser refeito

Estrutura muito alta raspa na parte inferior de veículos mais baixos e irrita motoristas
segunda-feira, 03 de fevereiro de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
O traffic calming ainda em construção (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)
O traffic calming ainda em construção (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)

Desde que foi finalizado pela prefeitura de Nova Friburgo, na última quinta-feira, 30, o traffic calming da Avenida Euterpe Friburguense vem causando polêmica, reclamações dos motoristas e até acidentes no trecho em que deveria justamente evitá-los.

A principal queixa de quem trafega pelo local é a altura da passagem elevada, visivelmente maior do que as outras já existentes na cidade – no Paissandu e na Rua General Osório, o que faz com que alguns veículos raspem ou batam o parachoque e o fundo na estrutura. Além disso, nesse curto período pelo menos três acidentes com motociclistas já foram registrados no local.

“Bastava um pardal para controlar a velocidade. Foi mal feito, está alto demais. Como se permitiu fazer aquele ‘muro’ na via? Se estivessem mesmo preocupados com os acidentes, deveriam remover e fazer da forma correta”, disse um leitor de A VOZ DA SERRA.

“Sou a favor do traffic calming, mas este ficou alto. Façam a comparação. Além disso, a sinalização não ficou boa”, alertou outro leitor.

Por outro lado, há quem tenha ficado satisfeito com a construção da nova passagem elevada: “Só assim as pessoas aprendem a ser prudentes. Avenida não é pista de corrida. Simples assim”, comentou uma leitora. “O traffic calming não me incomodou em nada, achei ótimo. Ali não é pista de corrida. Quantos acidentes já ocorreram ali antes da instalação?”, defendeu outro internauta.

Traffic calming será refeito

Em entrevista na tarde desta segunda-feira, 3, à Inter TV, o secretário municipal de Ordem e Mobilidade Urbana, Marques Henrique, negou que a estrutura tenha ficada alta demais, no entanto, disse que ela passará por ajustes a partir desta terça-feira, 4, apenas cinco dias após ser finalizada.

“Não está alto (o traffic calming). O padrão é entre 15cm e 17cm de altura. Esse aqui está com 17cm de um lado e 15cm de outro. Apesar disso, amanhã (hoje) vamos recomeçar um serviço para rebaixá-lo um pouco. Porque como se trata de uma via de maior velocidade, as pessoas acabam abusando um pouco”, disse o secretário.

Por fim, o secretário de Ordem e Mobilidade Urbana acredita que os motoristas estejam sentindo diferença por se tratar de uma mudança recente. Segundo ele, com o tempo as pessoas irão se acostumar: “As pessoas ainda estão se adaptando. Se o motorista atravessar o traffic calming a 30km/h, que é o recomendado, não vai bater, nem raspar o veículo. Mas tenho convicção que dentro de pouco tempo as pessoas vão se acostumar e isso vai se tornar uma coisa normal”, finalizou.

 

LEIA MAIS

Na Via Expressa, uma mulher de 41 anos morreu após ter sido atropelada

Desde o último sábado entrou em vigor decreto que revoga atribuições da equipe

Levantamento foi feito para a Semana Nacional de Trânsito

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: obra | Trânsito