O governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL) decretou ponto facultativo nas repartições públicas estaduais no próximo dia 22, uma terça-feira. Com a decisão, os servidores públicos estaduais poderão emendar o feriado prolongado entre a Sexta-Feira Santa (dia 18), Dia de Tiradentes (segunda-feira, 21) e o Dia de São Jorge, quarta-feira, 23 (feriado estadual). O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de terça-feira, 1º, e garantirá ao funcionalismo um “feriadaço”. Serão, na verdade, seis dias seguidos de folga.
A medida vale para órgãos e entidades da administração pública estadual, incluindo autarquias e fundações, com exceção dos serviços essenciais, como segurança, saúde e demais atendimentos indispensáveis à população. “Com esse feriadão, garantimos que os servidores tenham um período de descanso com a família durante essa celebração religiosa tão importante. Ao mesmo tempo, asseguramos que serviços essenciais, como saúde e segurança, continuem funcionando plenamente para atender a população. Estamos equilibrando o bem-estar e a responsabilidade com o atendimento público”, declarou o governador.
Já nos municípios, caberá aos prefeitos a decisão de garantir a folga aos seus servidores. Geralmente, a maioria segue a decisão do Governo do Estado. Em Nova Friburgo, no entanto, o prefeito Johnny Maycon (PL), ainda não se manifestou sobre essa possibilidade.
Deixe o seu comentário