Janeiro, mês de férias escolares, período em que a criançada está em casa, cheia de energia e tempo livre. É também a época das altas temperaturas. Ou seja, férias e verão são sinônimos de mudança total na rotina de muitas famílias. Para os pais que estimulam brincadeiras ao ar livre, como empinar pipas, a orientação é sobre a escolha do lugar: parques e campos abertos, longe da rede de energia, são os mais recomendáveis. Essa é uma brincadeira muito comum nessa época do ano, mas quando realizada próximo à rede elétrica pode trazer riscos.
“As pessoas jamais devem tentar retirar as pipas presas na fiação e postes de energia. Em caso de interrupção de energia ou cabo partido, a recomendação é acionar a concessionária de energia elétrica o mais rápido possível para evitar acidentes, que podem ser fatais, além da interrupção do fornecimento de energia. Apenas os profissionais autorizados, equipados com todos os itens de segurança e treinamentos necessários, podem fazer a manutenção na rede elétrica. O uso de materiais cortantes como linha chilena e o cerol, também não é indicado, já que pode provocar graves acidentes”, explica o gerente da Energisa Minas Rio, Anderson Rabelo.
Outra orientação é para quem vai passar o período de férias em casa. Quem tem crianças sabe que elas tendem a ficar mais tempo com a TV, computador e videogames ligados, o que também contribui para a alta no consumo. A dica aqui é procurar estabelecer horários para o uso dos eletrônicos e conscientizar os pequenos sobre a importância de economizar. O uso excessivo dos equipamentos eletrônicos pode gerar um gasto extra ao final do mês.
Como evitar aumento da conta
Com o calor comum nesta época do ano, crianças em casa por mais tempo devido às férias escolares, maior frequência de visitas. A rotina de muitas casas muda consideravelmente no verão e a soma dessas mudanças impactam o consumo de energia”, explica Thiago Peres de Oliveira, coordenador de Eficiência Energética da Energisa. Ou seja, é preciso estar ainda mais atento, afinal, são os pequenos hábitos de consumo consciente que podem evitar surpresas na conta de luz.
Como economizar
Um dos principais vilões do consumo nessa época do ano é o ar-condicionado, que se não for usado de forma eficiente, pode aumentar significativamente a conta de energia. Confira as dicas de como usar o equipamento com consciência:
-
Depois de ligado, manter as portas e janelas bem fechadas para evitar ao máximo a troca de calor. Caso contrário, o equipamento pode acabar demandando bastante energia para manter a temperatura do ambiente mais baixa e isso aumenta o consumo de energia.
-
23 graus é a temperatura ideal do aparelho para deixar o clima confortável.
-
É indispensável manter a limpeza dos filtros. A sujeira impede a circulação do ar e, consequentemente, faz o equipamento gastar mais.
Um outro vilão do maior consumo de energia no verão é o “abre e fecha” da geladeira e do freezer. Nesses casos, a dica é deixar as bebidas e produtos que vai precisar na parte mais visível e acessível para pegar tudo com mais rapidez. “E nada de colocar alimentos quentes nos refrigeradores, o correto é esperar esfriar para depois guardar”, reforça Thiago.
Deixe o seu comentário