Pesquisador musical Vitor Diniz: "Gênero musical preferido é aquele que me emocionar"

sexta-feira, 22 de abril de 2022
por Ana Borges (ana.borges@avozdaserra.com.br)
Vitor Diniz
Vitor Diniz

Colecionador de discos de vinil desde os 10 anos de idade, adquiridos com dinheiro poupado do lanche na escola, na última década o jornalista Vitor Diniz — especialista em música pop — tem percorrido o mundo entrevistando cantores/compositores já consagrados, mas sempre atento às novidades. Mantém o espírito aberto para novas descobertas, divulgando talentos ainda desconhecidos da mídia, de modo geral. 

Em seu blog http://popmix.com.br/, no Instagram, no Facebook e na Rádio Sucesso FM, o público que o acompanha há mais de 20 anos fica sabendo de tudo que está acontecendo aqui e mundo afora, no cenário pop nacional e internacional. Tudo através de entrevistas e artigos, como, por exemplo, o reproduzido abaixo: 

Third Man Records - Visitamos a loja de Jack White em Londres

Por Vitor Diniz

Jack White, visionário como sempre, acaba de abrir mais uma loja da sua Third Man Records. Com direito a show surpresa do músico e de sua banda em um rooftop na região do Soho londrino, onde a loja está localizada, a inauguração rolou em grande estilo. Jack White tocou inclusive o hit “Seven Nation Army”, numa onda que lembrou o que os Beatles fizeram ali perto, mas na Savile Row em Mayfair. 

Nosso correspondente indie em Dublin, Bernardo do Valle, deu um pulo na capital inglesa para conferir como ficou a primeira loja da Third Man Records fora dos Estados Unidos. ”A decoração é muito legal, tem inclusive uma clássica cabine telefônica inglesa dentro, porém amarela, como a loja toda”, nos entrega Bernardo, que fez fotos no novo reduto de Jack White.

A Third Man é uma gravadora e fábrica de discos dos EUA e lança alguns dos LPs e compactos mais importantes da cena mundial já faz tempo. Artistas como Olivia Jean e Karen Elson fazem parte do catálogo do obrigatório selo. Agora, para celebrar essa filial inglesa, a TMR conta com parcerias imperdíveis com nomes icônicos da cultura britânica. O genial mestre Paul Weller não poderia faltar nesse rolê da TMR no Reino Unido e um compacto de 7 polegadas, lindo, colorido e super exclusivo do Modfather estava à venda na última semana na loja. Jack White também é atento ao design, à moda e a outras vertentes e, com a aclamada estilista londrina Bella Freud, também criou uma parceria sensacional e uma peça de mangas longas by Bella Freud é um dos ítens mais cobiçados entre os fashionistas mais atentos do UK.

Subsolo rock and roll

O guitarrista Jack White e a turma da Third Man parecem ter pensado em tudo, como nos confirma Bernardo : ”O estúdio no subsolo é muito bacana, com vários quadros de artistas famosos tocando”. Vale lembrar que a série de vinis, com bandas mandando muito bem ao vivo na TMR de Nashville, é algo sensacional para quem ama vinil. E nessa nova loja que está situada em uma das áreas mais visitadas de Londres, os discos, muitos deles coloridos, também estão tirando do sério colecionadores do selo. ” Realmente dá vontade de comprar tudo que se vê na loja, muitos souvenirs legais do White Stripes e tal”, completa nosso correspondente pop.

Além das unidades em Nashville e Londres, a Third Man Records também conta com uma outra estilosa loja em Detroit.

(N.R.:Texto original com fotos de Bernardo do Valle, out. 2021)

Entrevista

AVS: Quando e como começou a se interessar por discos, música e a consequente opção por esse setor ao concluir o curso de comunicação social? No que está empenhado no momento, depois desses dois anos de pandemia? Tem projetos?
 

Vitor Diniz: Quando me tornei fã dos Beatles, na escola, já percebi que, no futuro, iria escrever sobre música. O projeto da vez é O Popmix Café&Boutique, que vai abrir suas portas em junho em Nova Friburgo. E o Sucesso Popmix na Sucesso FM, que vai ao ar sempre no primeiro domingo de cada mês, às 20h, também está numa fase ótima.
 

Tem ideia do tamanho da sua coleção de discos?
Não sei ao certo, mas bem menos do que colecionadores, em geral. Mas, somando LPs, compactos e os CDs, é algo marcante sim…
 

Tem preferência por gênero musical?
A música que me emocionar! Independente do estilo, mas nomes como Beatles, Stones, Oasis, Rita Lee, Belle&Sebastian e Paul Weller estão entre os meus favoritos.
 

O mercado dos LPs está mesmo reaquecendo, principalmente com o interesse das novas gerações pelo disco de vinil?
Parece que sim, pois muitas pessoas falam direto comigo sobre o tema, e eventos como o Record Store Day, além de muitas feiras de discos bacanas, por exemplo, parecem fazer a alegria dos amantes da música e dos LPs.
        

Quando participa dessas feiras e eventos, costuma encontrar raridades?
Elas aparecem sim e eu curto muito as novidades também. A grande aquisição deste ano foi um single em vinil do Wet Leg. Trata-se da banda mais hypada da cena inglesa. O valor é o de um compacto simples com duas músicas, porém é preciso correr para comprar, pois geralmente esses discos acabam rápido.
 

De sua coleção, qual disco você destaca, seja antigo ou novo?
Café Bleu do Style Council! Ganhei da minha irmã mais velha, quando eu tinha 11 anos e esse clássico LP mudou a minha relação com a música e com a moda. E dessa forma, o Paul Weller se tornou uma grande referência para mim.
 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: