A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio) apresentou, nesta segunda-feira, 17, um estudo sobre o turismo internacional no estado. E Nova Friburgo não está na lista das dez cidades visitadas com pernoites dos turistas estrangeiro, ao contrário da capital, Búzios, Cabo Frio, Paraty, Arraial do Cabo, Niterói, Macaé, Petrópolis e Mangaratiba.
Procuramos a prefeitura para saber se Nova Friburgo costuma ser procurada por turistas estrangeiros, já que foi colonizada por nações europeias. Em nota, a prefeitura informou que a preparação dos profissionais do setor, que trabalham em hotéis, transporte, restaurantes e pontos de turismo segue o modelo de trabalho de cada equipamento. Disse ainda que não há projeto de qualificação profissional nesse sentido.
Em relação ao fechamento da Praça das Colônias, que poderia ser um atrativo a mais ao turista internacional, a prefeitura informou que “o local passará por uma obra emergencial no telhado, que será realizada pela mesma empresa que faz a recuperação do Teatro Municipal Laercio Ventura. Também está em andamento o projeto contra incêndio e pânico junto ao Corpo de Bombeiros. A expectativa é de que até o início do segundo semestre deste ano, o espaço seja reaberto.”
O que mais diz a pesquisa
De acordo com a Fecomércio, a sondagem foi feita com turistas estrangeiros na área de embarque do Aeroporto Internacional Tom Jobim, em março, e mostra que o Rio de Janeiro é um bom destino para férias e compras. A pesquisa revelou que 83,4% dos entrevistados procuram o Rio para turismo, lazer e passeio; 11,3% viajam para o estado a negócios. O tempo médio de pernoite é de dez dias, sendo que 48,9% dos turistas ficam em média entre oito e 30 dias no estado.
A maioria dos turistas estrangeiros (60,5%) realizou compras durante sua permanência no estado. Segundo a pesquisa, os produtos mais comprados são as roupas, com 64,1% da preferência dos estrangeiros. E, 48,7% disseram já ter ouvido falar do tax free, sendo que 50,7% deles já utilizaram o programa de reembolso em outras viagens.
Mirante tem atraído muitas pessoas
Apesar de não pertencer a Nova Friburgo, o Mirante da Serra de Cachoeiras de Macacu, inaugurado recentemente, na altura do quilômetro 63 da RJ-116, em Cachoeiras de Macacu, tem atraído muitos turistas a observar as belezas do alto da serra. O mirante foi construído pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) e Instituto Estadual do Ambiente (Inea), após iniciativa da Prefeitura de Cachoeiras de Macacu, através da Fundação Macatur.
Localizado a 950 metros de altitude, o mirante permite uma visão num ângulo de 180 graus de parte do Parque Estadual dos Três Picos, da APA Macacu, do Vale do Rio Macacu, da Baía de Guanabara e, em dias sem nebulosidade, parte do Maciço da Tijuca, na capital, incluindo o Corcovado, Pão-de-Açúcar e a Pedra da Gávea.
Deixe o seu comentário