As micro e pequenas empresas (MPEs) da Região Sudeste geraram mais de 323 mil empregos, o que equivale a 46% das vagas criadas com carteira assinada no período de janeiro a julho. As MPEs do Estado de São Paulo foram responsáveis por mais de 182 mil vagas. Em seguida estão os estados de Minas Gerais (84,5 mil), Rio de Janeiro (40,8 mil) e Espírito Santo (15,2 mil). Esse levantamento feito pelo Sebrae Rio foi apresentado este mês na reunião da Abase (Associação Brasileira dos Sebrae Estaduais – Sudeste), que promove novas estratégias para o fortalecimento das micro e pequenas empresas da região.
Quando se observa o segmento de atuação, constata-se que 60% dos empregos gerados pelas MPEs do sudeste brasileiroestão concentrados no setor de Serviços, seguido pela Construção Civil com 20%, e a Indústria da Transformação com 10%. “Os pequenos negócios desempenham um papel significativo na economia, contribuindo para a criação de empregos, para a arrecadação de impostos e representando uma fonte de renda direta ou indireta para inúmeras famílias em todo o Brasil. São os pequenos negócios que impulsionam a economia do nosso país, e o Sebrae possui um papel importante no fomento do empreendedorismo, estimulando a competitividade e a sustentabilidade das empresas e ajudando a criar ambientes favoráveis para o desenvolvimento dessas empresas”, enfatiza o diretor-superintendente do Sebrae Rio, Antonio Alvarenga.
Além da criação de empregos, a Região Sudeste liderou a criação de empresas no país, representando 51% do total. Dentre os pequenos negócios abertos, 79% são classificados como microempreendedores individuais (MEIs) e 21% são microempresas ou empresas de pequeno porte.
O Estado de São Paulo possui 5,9 milhões de pequenos negócios. Logo em seguida, aparece Minas Gerais (2,2 milhões), Rio de Janeiro (1,8 milhão) e Espírito Santo (467 mil). Mais da metade (55%) dos pequenos negócios da Região Sudeste estão concentrados no setor de Serviços, seguido pelo Comércio (28%), enquanto a Indústria e a Construção Civil somam 9% e 8%, respectivamente.
Pelo menos 50% dos pequenos negócios do país estão localizadas na Região Sudeste, o que equivale a 10,5 milhões de empresas na região, sendo 6,5 milhões de MEIs, 3,2 milhões de microempresas (MEs) e 748 mil Empresas de Pequeno Porte (EPPs). A Região Sul abriga 19% dos pequenos negócios, seguida pelo Nordeste com 17%, Centro-Oeste com 9% e Norte com 5%.
Deixe o seu comentário