Parque dos Três Picos é alvo de fiscalização em defesa do isolamento

Visitação no local está suspensa. Prefeitura também fiscalizou cumprimento do decreto municipal em Lumiar e São Pedro da Serra
segunda-feira, 04 de maio de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Os fiscais na operação noturna (Divulgação)
Os fiscais na operação noturna (Divulgação)

Após realizar uma operação conjunta para coibir a visitação ao Pico da Caledônia, em Nova Friburgo, que está proibida devido às medidas de prevenção e contenção da disseminação do coronavírus, conforme noticiado em primeira mão por A VOZ DA SERRA, o Parque Estadual dos Três Picos realizou novas ações durante todo o último fim de semana, desta vez na região dos Três Picos de Salinas. A operação contou ainda com apoio de guarda-parques do PEPT dos núcleos de Salinas, Jequitibá e Teresópolis, além da Polícia Militar e da 5ª Unidade de Polícia Ambiental Três Picos (Upam).

A ação teve como objetivo principal proibir a entrada de carros e motocicletas, bem como a visitação aos atrativos do Parque, impedindo assim a aglomeração de pessoas e o acampamento dentro da unidade de conservação, de modo a cumprir o que determina o decreto estadual 46.970, do último dia 13 de março, prorrogado pelo decreto 47.006, de 27 de março, que suspendeu a visitação nesses locais por tempo indeterminado, incluindo o camping, trilhas, cachoeiras e centros de visitantes.

“Nosso principal objetivo (com essas operações) é conscientizar os visitantes que nesse momento de pandemia os parques estaduais estão fechados. Pedimos a todos que fiquem em casa porque, o mais breve possível, os parques estarão de braços abertos para receber a todos”, destacou Mayara Barroso, gestora do Parque Estadual dos Três Picos, que completou: “Sabemos que estamos passando por um momento difícil, sabemos que atividade física é importante, mas devemos também saber respeitar as orientações para o nosso bem e para o bem dos demais (funcionários e moradores do entorno)”, finalizou.

Ação em Lumiar e São Pedro 

Quem também realizou operação semelhante neste fim de semana foi a Prefeitura de Nova Friburgo, desta vez nos distritos de Lumiar e São Pedro da Serra, locais muito procurados por turistas de todo o Estado do Rio de Janeiro. No último sábado, 2, setores municipais como Posturas e Vigilância Sanitária e as secretarias de Defesa Civil, Turismo e Educação estiveram, juntamente com a Guarda Municipal e o 11ºBPM fiscalizando bares, pousadas e estabelecimentos com atividades de hotelaria em ambos os distritos, para garantir o cumprimento das medidas de prevenção e enfrentamento ao coronavírus.

Na ocasião, um carro de som circulou pelas ruas transmitindo mensagens de orientação para que as pessoas fiquem em casa. Os agentes que participaram da ação distribuíram máscaras de barreira a moradores e motoristas que passaram pelos locais.

De acordo com a prefeitura, em uma das pousadas abordadas houve resistência por parte do proprietário, que se negou a abrir as portas do estabelecimento e apresentar documentos, como alvará, por exemplo. Ainda segundo a prefeitura, um registro de ocorrência será feito na 151ª DP e o empresário responderá por crime contra a saúde pública, de acordo com a lei federal 268, do Código Penal.

A nota distribuída pela Subsecretaria de Comunicação Social destaca que a ação repercutiu positivamente nos distritos. Para a presidente da Associação dos Moradores e Amigos de São Pedro da Serra, Rita Ouverney, trata-se de um trabalho de suma importância: “Vivemos um momento de grande preocupação no mundo inteiro, mas infelizmente, muitas pessoas não respeitam as determinações e insistem em abrir os bares e criar aglomerações”.

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra