Operação “conta-buraco”: 303 crateras de Mury a São Pedro, segundo morador

DER-RJ e prefeitura anunciam início de reparos no asfalto, mas trabalhos dependem das condições do tempo
quinta-feira, 11 de novembro de 2021
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
Cratera na estrada que liga Mury a Lumiar: 303 no total, até São Pedro (Arquivo AVS)
Cratera na estrada que liga Mury a Lumiar: 303 no total, até São Pedro (Arquivo AVS)

Nada de ficar contemplando a beleza das montanhas cobertas por Mata Atlântica e cachoeiras secretas. Os turistas que vêm para Nova Friburgo e a região de Lumiar neste feriadão da República precisam, acima de tudo, olhar para o chão.

Um ano e oito meses depois, piorou o estado da RJ-142 (Serramar) no trecho entre Mury e Lumiar, voltando ao que era antes dos reparos realizados na estrada. Se em março de 2020 moradores contaram 109 crateras, 70 no sentido Friburgo e 39 na direção oposta, como mostrou A VOZ DA SERRA na época, agora são 127 buracos somente naquele trecho de 24 quilômetros, um dos principais destinos turísticos do município.

O levantamento foi feito por Paulo Toscano, morador e comerciante de São Pedro da Serra. A situação é ainda pior no pequeno trajeto, de seis quilômetros, entre Lumiar e São Pedro. Somente ali  foram contados nada menos que 176 crateras. “É mais buraco do que asfalto”, resumiu a jornalista Andrea Freze, uma friburguense que vai quase todos os fins de semana ao distrito para visitar amigos.

“Perdi meu tempo contando”

“Entra ano, sai ano, e o friburguense trafegando com seu possante sobre algo que lembra a superfície lunar. Não é exagero, perdi meu tempo contando. De São Pedro da Serra a Mury são 303 crateras movimentando a economia local de oficinas e borracheiros, que lucram com os danos automotivos”, descreveu Toscano em uma rede social.

“Um amigo perdeu dois pneus indo tocar em Lumiar. Ganhou um cachê de R$ 300 e gastou R$ 1 mil para trocar pneus, alinhar e balancear. Isso sem contar o estresse de acionar a seguradora para conseguir reboque e táxi”, comentou o músico Sergio Takahashi. "Tive que desempenar o aro da roda do meu carro duas vezes", comentou outra amiga. Dono de pousada, outro morador de São Pedro observa que a situação hoje está “terrível, como há muito não ficava”.

“São buracos a rodo. Como se não bastasse a falta de manutenção da estrada entre Lumiar e São Pedro, reapareceram buracos bem perigosos na RJ-142, entre Mury e Lumiar. Uma estrada com mais movimento e onde os veículos costumam trafegar com mais velocidade”, disse João Carlos Leal. 

Mau tempo prejudica reparos

A boa notícia é que os buracos já estão começando a ser tapados. Responsável pela conservação da estrada que liga Lumiar a São Pedro, a Prefeitura de Nova Friburgo informou esta semana que foram recuperadas estradas vicinais no Stucky, Colonial 61, Vargem Alta e Rio Bonito de Lumiar. O trecho entre Lumiar e São Pedro já passou por vistoria e foi iniciada uma operação tapa-buracos, que, no entanto, teve que ser suspensa por causa do tempo chuvoso. 

“A área que compreende os distritos de Lumiar e São Pedro da Serra e adjacências é enorme e tem muitas estradas vicinais. Desde já pedimos desculpas aos moradores pelo transtorno e seguimos firmes com o trabalho de manutenção e recuperação das estradas da nossa região”, disse o subprefeito Jorge Freimann.

DER anuncia reparos a partir de terça

Em relação ao trecho entre Mury e Lumiar, de responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ), o órgão informa que iniciará na próxima terça-feira, 16, serviços de limpeza e conservação. As ações incluem capina, remoção de lixo, desobstrução de canaletas e os devidos reparos do pavimento asfáltico. Motoristas em trânsito pela Serramar já observam a presença de caminhões do DER-RJ em dias sem chuva.

Com essas intervenções na região de Lumiar, a expectativa do DER-RJ é que até o final de dezembro toda a extensão da RJ-142 esteja recuperada. O órgão assinala, porém, que a execução dos serviços depende sempre da estabilidade do tempo: dias chuvosos atrasam o cronograma previsto.

Para Paulo Toscano, no entanto, a famosa "Operação Tapa-Buraco" não resolve mais. “Já passou da hora de refazer todo o asfalto, especialmente na estrada entre Lumiar e São Pedro. Nesse caminho há quase o dobro de buracos em relação a Mury-Lumiar”, diz o comerciante, que, a exemplo de outros lojistas, está sendo prejudicado pela ausência de manutenção nas estradas da região.

O DER-RJ informou ainda que está em execução um contrato de revitalização de pavimento com serviços de microrrevestimento do asfalto no trecho entre Lumiar e a Ponte de Santa Luzia, na Serramar.

Passageiros de ônibus também sofrem

Também afetada pelas más condições das estradas da região, a  Faol afirmou que o estado precário de conservação das vias que compõem a malha viária em nosso município danificam permanentemente o sistema de suspensão dos ônibus, com consequente e frequente substituição dos feixes de molas, entre outras partes mecânicas. 

“Cabe destacar ainda que a irregularidade do piso das vias de circulação dos veículos de transporte coletivo causam desconforto aos passageiros, que ficam submetidos a constantes variações de direção na condução dos ônibus”, informou a empresa em nota.

Contar buraco na RJ-142 não é novidade. Em março de 2020, um minucioso levantamento feito pela Associação do Comércio e da Indústria de São Pedro da Serra (Acisps) mapeou, uma a uma, todas as crateras  ao longo do  trecho entre Mury e Lumiar. Longe de ser novo, o problema sempre se agrava após uma temporada de chuvas, como a de agora.

O inventário da Acisps não contabilizou outros problemas que aumentam o risco de quem trafega pela rodovia, como dezenas de afundamentos, desgastes do asfalto, mato tomando o acostamento, quebra-molas se desmanchando,  sinalização precária, e drenagem ineficiente, com pelo menos três áreas em que verdadeiros riachos passam por cima da pista quando chove.

 

 

 

LEIA MAIS

Na Via Expressa, uma mulher de 41 anos morreu após ter sido atropelada

Desde o último sábado entrou em vigor decreto que revoga atribuições da equipe

Levantamento foi feito para a Semana Nacional de Trânsito

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra