Pesquisa do HotéisRIO e da ABIH-RJ aponta que este Réveillon 2023/2024 será de casa cheia no estado do Rio de Janeiro. Na capital, a expectativa dos hotéis é de 95% de ocupação no fim de semana da virada. Até o momento, as reservas estão em 81,52%. No interior, a média está em 91,16%.
Na capital, de 30 de dezembro a 1º de janeiro, destaque para Ipanema/Leblon, com 94,41% (na noite da virada já está em 96%); Leme/Copacabana, 83,96%; Barra da Tijuca/Recreio/Jacarepaguá, 82,20%; Flamengo/Botafogo, 81,88% e Centro, 71,09%.
No interior, de 29 de dezembro a 1º de janeiro de 2024, Miguel Pereira está em primeiro, com 99,20%, seguida de Arraial do Cabo (98,70%) e, empatados, os municípios de Angra dos Reis, Cabo Frio e Paraty (93,50%). Depois estão Rio das Ostras (92,10%), Armação dos Búzios (90,40%), Petrópolis (89,40%), Itatiaia/Penedo (89,30%), Teresópolis (88,80%), Nova Friburgo (88,20%), Vassouras (88%), Valença/Conservatória (86,50%) e Macaé (85,20%).
Segurança
Para garantir o sucesso da festa na capital, a segurança foi reforçada. A Polícia Militar anunciou aumento no efetivo policial, com mais de oito mil policiais atuando na virada, um aumento de 18% em relação ao ano passado. Destes, cerca de três mil ficarão só na praia de Copacabana, um crescimento de 11%. Haverá pontos de controle e detectores de metais para apreensão de objetos cortantes, drones e 61 plataformas de observação.
“As câmeras, que funcionarão integradas ao Centro Integrado de Comando e Controle, representam um grande apoio à segurança do evento. Elas permitirão identificar pessoas com mandados de prisão em aberto nos locais monitorados, garantindo melhor tempo de reação das autoridades policiais”, explica o porta-voz da Polícia Militar do Rio de Janeiro, coronel Marco Andrade.
Esta é a primeira fase de implantação do “Programa de Videomonitoramento Urbano” do estado, que terá essas câmeras instaladas em toda a orla, do Leme à Pedra de Guaratiba, e nas principais vias expressas e túneis, que ainda devem contar com software de leitura das placas dos carros.
A delegada titular da Deat (Delegacia Especial de Apoio ao Turismo), Patrícia Alemany, anunciou que a delegacia também montou um reforço operacional para atendimento, além de firmar parceria com a Secretaria de Turismo, que cederá guias que dominam diversos idiomas para auxiliar os turistas no primeiro atendimento.
A virada do ano em Copacabana será celebrada com 12 minutos de fogos de artifício, disparados por dez balsas e regidos por uma orquestra sinfônica. Além da pirotecnia, também terá apresentação feita por drones.
A música está garantida em dois palcos, com o melhor do samba e da MPB, com Teresa Cristina, Diogo Nogueira, Jorge Aragão, Ludmilla, Luísa Sonza e as escolas de samba Império Serrano e Portela, entre outros. A festa contará também com palcos na Praia do Flamengo, Praça Mauá, Ilha de Paquetá, Ilha do Governador, Madureira, Ramos, Penha, Bangu, Pedra de Guaratiba e Sepetiba.
O secretário de Turismo, Gustavo Tutuca, comemora o bom desempenho da hotelaria no interior. “Mais uma vez temos ótimos números de ocupação hoteleira nas cidades do interior do estado. Isso é fruto de muito trabalho, do nosso compromisso em promover as 12 regiões turísticas do Rio de Janeiro”.
Para o presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes, a união de autoridades do Poder Público com o setor privado é o segredo do sucesso da festa carioca. “Segurança é um componente essencial para um estado que respira turismo, uma indústria fundamental para o desenvolvimento da economia da cidade do Rio de Janeiro, com mais de 700 meios de hospedagens, 45 mil quartos e que gera mais de 100 mil postos de trabalho. Os resultados são animadores e nos dão a certeza de que teremos uma festa espetacular, à altura das expectativas de cariocas e turistas”.
Deixe o seu comentário