No nosso dia a dia é muito comum ouvirmos a frase "o ótimo é inimigo do bom", "o feito é melhor do que o perfeito" e isso, infelizmente, muitas vezes acaba incentivando a falta de qualidade que encontramos em tantas situações.
Certamente que se estivermos diante de uma situação inadiável que nos obrigue a tomar uma decisão, essa terá que ser realizada com base nas melhores informações e análises disponíveis, sem tempo para se perder.
Contudo, é comum constatarmos que adotar as expressões acima, na maior parte das vezes, significa a ansiedade por tomada de decisões sem o cuidado necessário para se fazer o melhor, resolvendo apenas aparentemente, alguma questão na qual são implementadas medidas superficiais, paliativas, sem a qualidade necessária e que, via de regra, não resolverão ou resolverão mal essa questão.
Eu tive um presidente na primeira empresa em que trabalhei, que, 50 anos atrás, dizia "fazer certo da primeira vez" e fazer certo, significava fazer com qualidade não permitindo que o trabalho tivesse que ser refeito.
Esse foi um ensinamento que tem me acompanhado em toda a minha vida e é muito bom encontrar pessoas que pensam e agem assim.
Só para citar povos que contribuíram para a formação da cultura da nossa cidade de Nova Friburgo, os suíços, os alemães, os japoneses e alguns outros, nos dão exemplos de qualidade a todo momento seja pelas notícias que recebemos seja visitando-os.
Cidades suíças são exemplos de limpeza, banheiros públicos, totalmente higiênicos, ruas muitíssimo bem pavimentadas, calçadas sem nenhum desnível.
Cidades japonesas são exemplares no recolhimento e tratamento do lixo, nos serviços com qualidade.
O mesmo ocorre em cidades alemães e em tantas outras, infelizmente, longe de onde estamos.
Não é possível mais querer copiar exemplos de cidades de turismo de alto nível, como Gramado, se, há muitos anos, nossas calçadas estão estraçalhadas, as ruas esburacadas, a cidade suja, a poluição dos fios nos postes e dos letreiros de tamanhos avantajados e de cores berrantes de algumas casas comerciais.
O turista tem que chegar em nossa cidade e ter o impacto de quem chegou num lugar encantador e estamos muito longe disso enquanto não tivermos, de fato, a cultura de fazer com qualidade.
Por conta disso, vale a pena ler o artigo de Washington Olivetto, um dos gênios da nossa publicidade, divulgado em 11/09 deste ano no jornal O Globo: "Sempre é possível fazer melhor".
Mas ainda bem que temos aqui mesmo em nossa cidade um bom exemplo de que isto é plenamente possível de ser realizado.
Basta ver como as últimas gestões, de um dos nossos maiores patrimônios culturais, tem tornado o Nova Friburgo Country Clube cada vez mais bem cuidado, cada vez mais bonito, mesmo depois de tantas dificuldades encontradas nos anos 2000.
Isso, entre tantas outras coisas, é consciência, vontade de fazer, execução, cuidado, trabalho, o interesse geral acima do individual e, também, não se contentar apenas com o bom e sempre buscar fazer cada vez melhor.
PS: Esse presidente que mencionei acima começou a vida dele como representante comercial de computadores, chegou a presidente da filial brasileira desta multinacional e foi designado para, nos Estados Unidos, ser o presidente América Latina desta empresa. Pelo jeito, ele estava certo.
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