Novo decreto prorroga medidas restritivas no estado até o dia 20

Municípios com bandeiras amarela, como Friburgo, e verde podem implementar ações de flexibilização
sábado, 07 de novembro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

Em edição extra do Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro da última quinta-feira, 5, o governador em exercício Cláudio Castro prorrogou algumas medidas restritivas de prevenção e enfrentamento à propagação da Covid-19 no estado até o próximo dia 20. Os municípios que se encontram nas regiões sinalizadas com bandeiras amarela, como Nova Friburgo, e verde - estágios que representam riscos baixo e muito baixo de contaminação da doença - podem continuar implementando medidas de flexibilização. No entanto, esses municípios precisam adotar providências normativas e administrativas.

O decreto mantém a proibição de atividades com presença de público, com exceção das que seguem regulamentação específica. Todas as atividades devem evitar aglomeração de pessoas. A realização de eventos culturais de entretenimento e lazer está liberada em espaços abertos ou fechados. É necessário o prévio cumprimento de medidas preventivas e dos protocolos de segurança sanitária estabelecidos para resguardar o distanciamento seguro, como o uso de máscara e álcool em gel.

Os eventos em ambientes abertos, como parques e praças, devem delimitar de forma prévia as áreas, que precisam ter controle de acesso do público e lugares demarcados para respeitar a delimitação de quatro metros quadrados por pessoa.

Bandeira amarela em oito regiões

De acordo com a última nota técnica e o painel de indicadores sobre a pandemia do coronavírus, o estado do Rio de Janeiro permanece classificado em bandeira amarela. Entre as nove regiões fluminenses, apenas uma apresenta risco moderado, com bandeira laranja: a Baixada Litorânea. As outras oito regiões estão classificadas em amarelo: Metropolitanas I e II, Baía da Ilha Grande, Médio-Paraíba, Noroeste, Norte, Centro-Sul e Serrana. Juntas, elas concentram 93,32% da população do estado.

 

LEIA MAIS

Informações são do mais novo Boletim Coronavírus emitido semanalmente pela prefeitura

Imunizante deverá ser aplicado em três doses

Todos os pacientes eram idosos com mais de 70 anos e doentes crônicos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra