Novo decreto municipal retoma isolamento social por tempo indeterminado

Medida cumpre liminar da Justiça suspendendo flexibilização; podem funcionar apenas serviços essenciais
terça-feira, 02 de junho de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
Máscara é descartada na rua (Foto de leitor)
Máscara é descartada na rua (Foto de leitor)

Através do decreto 597/2020, publicado por volta das 20h de terça-feira, 2, somente no Diário Oficial Eletrônico do município, a Prefeitura de Nova Friburgo prorrogou, por tempo indeterminado, as restrições no comércio e na indústria que estavam em vigor desde março para conter o avanço do coronavírus. A medida atendeu à liminar da juíza Fernanda Teles, da 2ª Vara Cível de Nova Friburgo, que suspendeu a flexibilização anunciada pela prefeitura a partir desta semana. Decreto anterior, de 28 de maio, havia autorizado a retomada gradual e segura das atividades das indústrias com 50% da capacidade, incluindo o polo de moda íntima do município. A liminar foi resultado de uma ação civil pública movida pela Defensoria Pública de Nova Friburgo. 

Ao longo de terça-feira, 2, diante da liminar e ainda sem o novo decreto, a sensação de incerteza predominou entre empresários e trabalhadores friburguenses. A expectativa era de que o prefeito Renato Bravo abordasse o assunto na live (transmissão ao vivo) em suas redes sociais no início da noite da segunda-feira, 1º. No entanto, o chefe do Executivo municipal sequer mencionou a decisão judicial que impediu a flexibilização no município.

Muitas empresas que haviam se programado para retomar a produção na segunda-feira, já nem trabalharam na terça-feira ou liberaram os funcionários após o almoço, com medo de sofrerem alguma punição. A preocupação também se estendeu aos funcionários que, sem trabalhar e com a indefinição da renovação da Medida Provisória (MP) que autorizou a suspensão do contrato de trabalho ou a redução de jornada, não sabem como receberão seus salários a partir do mês que vem.

O novo decreto

De acordo com a redação do decreto 597 publicado na noite desta terça-feira, 2, a chamada retomada gradual e segura das indústrias foi cancelada pelo prefeito Renato Bravo. Com isso, podem funcionar apenas os estabelecimentos considerados essenciais - que foram sendo atualizados ao longo dos decretos relacionados ao enfrentamento à Covid-19 -, como supermercados, padarias, farmácias, hortifrútis, entre outros, inclusive as óticas, contempladas no decreto anterior e mantidas no atual.

Continuam proibidas hospedagens em hotéis, pousadas e motéis. Bares, restaurantes e lanchonetes podem funcionar apenas na modalidade delivery ou retirada no balcão. Também seguem suspensas as atividades dos clubes, academias, cinemas, teatros, casas noturnas, boates, salões de festas e afins, bem como shoppings centers, centros comerciais e similares. Também está vedada a realização de qualquer tipo de evento, mesmo que previamente autorizado, de modo a evitar a aglomeração de pessoas e a disseminação do novo coronavírus. O mesmo vale para passeatas e carreatas, por exemplo.

Com relação ao transporte público, as determinações também seguem as mesmas: entre 6h e 9h e das 16h às 20h, a circulação de ônibus deverá ser executada na integralidade de veículos, horários e itinerários. Nos demais horários a frota de veículos ficará restrita a 30% por itinerário. Além disso, a lotação dos coletivos limita-se a capacidade de passageiros sentados, em todos os horários.

Estabelecimentos do comércio, de prestação de serviços e ambulantes também continuam com o funcionamento proibido em Nova Friburgo. A visitação aos abrigos municipais também está suspensa por tempo indeterminado visando promover o controle, a redução, prevenção e o enfrentamento à Covid-19. 

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra