Nova Friburgo registra uma morte por Influenza

Somente este mês mais de 2.200 pessoas foram diagnosticadas com a gripe na UPA de Conselheiro
quinta-feira, 23 de dezembro de 2021
por Christiane Coelho, especial para A VOZ DA SERRA
A UPA de Conselheiro (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)
A UPA de Conselheiro (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)

Assim como em vários municípios brasileiros, Nova Friburgo também vem registrando um aumento expressivo de casos de influenza A H3N2. De acordo com a prefeitura, mais de 5.500 pessoas buscaram atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no distrito de Conselheiro Paulino, com sintomas gripais. Dessas, 2.248 receberam diagnóstico da gripe. Houve o registro de uma morte causada pela Influenza A H3N2, mas, segundo a prefeitura, a paciente já possuía outras comorbidades e estava em fase terminal. E, nesta quinta-feira, 23, havia um paciente internado no Hospital Raul Sertã com a doença.

De acordo com a infectologista Patrícia Hottz, a epidemia de Influenza A H3N2, tem explicação. “A baixa cobertura vacinal contra a gripe está tendo consequências”, explicou ela. De acordo com a prefeitura, Nova Friburgo aplicou todas as vacinas recebidas pelos órgãos estaduais e federais, um total de 70.800 doses. Em nota, a prefeitura informou que “agora, o município depende do envio de mais doses e da campanha de imunização contra a gripe do Ministério da Saúde e do Governo do Estado do Rio de Janeiro. A expectativa é de que o novo envio seja feito apenas no próximo ano, com os componentes da dose da vacina atualizados para as mutações do vírus.”

Os principais sintomas da Influenza são, febre com início súbito, acompanhados de tosse ou dor de garganta, cefaleia (dor de cabeça), mialgia (dor) ou artralgia. Em crianças menores de dois anos, também são consideradas como casos de síndrome gripal, quando apresentam febre, tosse, coriza e obstrução nasal. Por serem sintomas muito parecidos, de acordo com a prefeitura, por descarte, é realizado o teste da Covid-19, quando há relatos de sintomas gripais compatíveis.

Em nota, a prefeitura informou ainda que “pacientes com sintomas graves devem buscar atendimento médico”. Fazem parte do grupo de risco para a Influenza A H3N2 crianças menores de cinco anos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) e idosos a partir de 60 anos.

A infectologista Patricia Hottz observa que os cuidados para evitar a disseminação da gripe são os mesmos da Covid-19: usar máscara, higienizar as mãos, manter distanciamento social e evitar aglomerações.

 

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde | gripe