O vereador Isaque Demani (PP) se reuniu, na semana passada, com a ativista Berenice Piana, autora da lei 12.764, sancionada em 2012, que instituiu no Brasil a Política de Proteção dos Direitos das Pessoas com transtornos do espectro autista. Natural do interior do Paraná, Piana atualmente mora em Itaboraí, na Região Metropolitana do Rio, onde fundou a Clínica-escola do Autista. A intenção do vereador, que é pai de um jovem autista, é implantar, em Nova Friburgo, um núcleo desse empreendimento.
Demani observa que já tramita na Cãmara Municipal a Lei Orçamentária 2025, e é de sua autoria uma emenda que propõe o remanejamento R$ 1,2 milhão para a construção do equipamento público. O vereador também encaminhou ao prefeito Johnny Maycon uma proposta de indicação executiva solicitando a implantação da clínica escola em Nova Friburgo beneficiando centenas de crianças e jovens com autismo que enfrentam dificuldade de tratamento e acompanhamento terapêutico no município.
A lei Berenice Piana, como tornou-se conhecida no Brasil, reconhece o autismo como uma deficiência, estendendo aos autistas, para efeitos legais, todos os direitos previstos para pessoas com algum tipo de deficiência.
Sua dedicação e esforço, que continuam sendo inspiração para muitos atualmente, lhe conferiram algumas honrarias, como o título de Embaixadora da Paz pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela União Europeia, em 2017.
No encontro com Demani, Piana se colocou á disposição para ajudar com toda experiência que tem, inclusive dos trâmites burocráticos, bem como forneceu cópia do projeto para nortear as ações em Nova Friburgo.
Deixe o seu comentário