Nova Friburgo pode ganhar uma clínica-escola para autistas

Vereador conheceu projeto em Itaboraí e propôs emenda ao orçamento de 2025 para construção de unidade
segunda-feira, 25 de novembro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: divulgação)
(Foto: divulgação)

O vereador Isaque Demani (PP) se reuniu, na semana passada, com a ativista Berenice Piana, autora da lei 12.764, sancionada em 2012, que instituiu no Brasil a Política de Proteção dos Direitos das Pessoas com transtornos do espectro autista. Natural do interior do Paraná, Piana atualmente mora em Itaboraí, na Região Metropolitana do Rio, onde fundou a Clínica-escola do Autista. A intenção do vereador, que é pai de um jovem autista, é implantar, em Nova Friburgo, um núcleo desse empreendimento.  

Demani observa que já tramita na Cãmara Municipal a Lei Orçamentária 2025, e é de sua autoria uma emenda que propõe o remanejamento R$ 1,2 milhão para a construção do equipamento público. O vereador também encaminhou ao prefeito Johnny Maycon uma proposta de indicação executiva solicitando a implantação da clínica escola em Nova Friburgo beneficiando centenas de crianças e jovens com autismo que enfrentam dificuldade de tratamento e acompanhamento terapêutico no município. 

A lei Berenice Piana, como tornou-se conhecida no Brasil, reconhece o autismo como uma deficiência, estendendo aos autistas, para efeitos legais, todos os direitos previstos para pessoas com algum tipo de deficiência.

Sua dedicação e esforço, que continuam sendo inspiração para muitos atualmente, lhe conferiram algumas honrarias, como o título de Embaixadora da Paz pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela União Europeia, em 2017. 

No encontro com Demani, Piana se colocou á disposição para ajudar com toda experiência que tem, inclusive dos trâmites burocráticos, bem como forneceu cópia do projeto para nortear as ações em Nova Friburgo.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: