Nova Friburgo já contabiliza quase 300 pacientes curados

De acordo com o boletim divulgado no início da noite desta quarta-feira, município já registra 661 casos confirmados – 13 a mais que na terça
quarta-feira, 08 de julho de 2020
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

O Boletim Coronavírus divulgado pela Prefeitura de Nova Friburgo no início da noite desta quarta-feira, 8, aponta que o município registra agora 661 casos confirmados de Covid-19. Destes, 143 são profissionais de saúde, com um óbito. No total, o município continua com 40 óbitos confirmados. Há ainda 59 casos suspeitos, sendo 36 pacientes aguardando resultado dos exames em casa, 18 internados e cinco óbitos em investigação. O município contabiliza ainda 297 pacientes recuperados e 1.256 descartados.

A taxa de ocupação dos leitos destinados ao tratamento de pacientes com Covid-19 aponta que o Hospital Municipal Raul Sertã estava nesta quarta-feira, 8, com 90% de ocupação na UTI e 52,9% na enfermaria. O Hospital São Lucas estava com 50% de ocupação nos leitos de UTI e 40% na enfermaria. O Hospital Unimed registrava 30% de ocupação na UTI e 38,3% na enfermaria. Já o Hospital Serrano estava com 20% de ocupação nos leitos de UTI e 30% na enfermaria. No total, o município registrou nesta quarta-feira 51,6% de ocupação nos leitos de UTI e 41,3% na enfermaria.

Taxa de ocupação no Portal de Transparência 

Foi sancionada pelo prefeito Renato Bravo e publicada na edição desta quarta-feira, 8, do Diário Oficial eletrônico do município, a lei 4.739, de autoria do vereador Joelson do Pote (PDT), que estabelece obrigatoriedade ao Poder Executivo de divulgar no Portal da Transparência e nos boletins epidemiológicos as informações relacionadas à ocupação dos leitos de enfermaria e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) utilizados em decorrência da pandemia da Covid-19.

De acordo com a nova legislação, o município deverá divulgar a quantidade de leitos disponíveis e ocupados para atendimento dos pacientes com Covid-19, tanto na enfermaria, quanto na UTI. Além disso, o Governo Municipal também deverá divulgar os mesmos números referentes a ala infantil destinada ao tratamento de pacientes com coronavírus.

Questionada por A VOZ DA SERRA sobre quando as informações referentes à ala infantil de tratamento a Covid-19 começarão a ser divulgadas junto à taxa de ocupação dos leitos, a Prefeitura de Nova Friburgo não enviou nenhuma resposta até o fechamento desta edição.

Demanda antiga

A divulgação da taxa de ocupação dos leitos no município era uma reivindicação de A VOZ DA SERRA desde o início da pandemia. A princípio, a prefeitura argumentava que não tinha autorização para divulgar as informações referentes aos hospitais particulares. Somente no dia 5 de junho, em “live” (transmissão ao vivo) nas redes sociais, o prefeito Renato Bravo divulgou pela primeira vez a ocupação dos leitos em todos os hospitais da cidade.

Apesar disso, a prática só foi oficializada quase duas semanas depois, em 17 de junho, quando a Prefeitura de Nova Friburgo passou a divulgar – junto com o boletim epidemiológico - a taxa de ocupação dos leitos destinados ao tratamento de pacientes com Covid-19 no município, tanto no Hospital Raul Sertã, quanto nos três hospitais da rede particular do município (São Lucas, Unimed e Serrano).

Desde então já foram emitidos 15 boletins atualizados com a ocupação dos leitos. Os quatro primeiros continham apenas a porcentagem de ocupação, sem detalhar a quantidade de leitos disponíveis em cada hospital e na cidade como um todo. Os 11 posteriores – começando no dia 23 de junho - passaram a contar também com essa informação, dando mais transparência à divulgação.

 

LEIA MAIS

Entidade é contra a inclusão dos leitos particulares na métrica para aferição do sistema de bandeiras e pede que o município aumente a capacidade de testagem

Município já soma 822 infectados e 50 mortes por coronavírus. Após questionamentos de A VOZ DA SERRA, prefeitura vai detalhar os boletins. Veja as mudanças

“A parte mais difícil foi ficar sem vê-la por 15 dias”, disse a nora

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 75 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Covid-19