Nova Friburgo FM, a mais antiga emissora da Região Serrana

A história da rádio começou a ser escrita em 1945
sábado, 13 de fevereiro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Nova Friburgo FM,  a mais antiga emissora da Região Serrana

Em 1º de junho de 2021, a Rádio Nova Friburgo FM completará 75 anos. A história da emissora mais antiga da região serrana, começou a ser escrita em 1945, quando Carlos Augusto Schermann convidou Aluísio Chaves Moura para montarem juntos as instalações de uma emissora e, em seguida, assumir o cargo de diretor geral da Rádio Sociedade de Friburgo Ltda, na qual ele (Schermann) e o empresário e político José Eugênio Müller eram sócios-proprietários. 

Inaugurada em 1º de junho de 1946, Aluísio assumiu o papel de faz-tudo: cuidava da manutenção dos transmissores e mesas de som; fazia corretagem de anúncios; compra de equipamentos e discos; animava programas onde interagia com o público; e escolheu o prefixo musical da emissora — o tango Despertar da Montanha, de Eduardo Souto. Por anos manteve os programas que criou: Escreve o Ouvinte, Perfis Friburguenses, Jogos Florais de Nova Friburgo e muitos outros. 

Incentivou a criação de um Departamento de Esportes com noticiário do repórter Ângelo Ruiz e os locutores Gilberto Zarife, Betinho Méier, o repórter de campo e noticiarista Trajano de Almeida Filho, mais tarde Antonio Mario Thuller e Edmo Zarife, Carlos Rosemberg.

Com sensibilidade e faro aguçado para cativar os ouvintes, Aluísio investiu na ampliação de transmissão da rádio, aumentando a potência para chegar cada vez mais longe. E assim, alcançou a zona rural da região, além de outros municípios, com programas de grande audiência, como: O Show do Pedro Osmar, Alvorada Sertaneja com Sérgio Ferraz, Dimensão Total, do Ernani Huguenin, e cobertura esportiva encabeçada pelo narrador e radialista Fernando Bonan. 

O setor de jornalismo, com ênfase no Repórter Friburguense, comandado por Wanderson Nogueira, teve excelente repercussão, além de atrair um bom número de ouvintes para os programas religiosos católicos e evangélicos apresentados por Myrthes Godoy e pelo pastor Francisco Amaral.

Com a morte de José Eugênio Müller, em 1971, a empresa Rádio Sociedade de Friburgo Ltda foi reconstituída tendo como sócios Aluísio e Schermann, que mais tarde deixou a sociedade, ficando Aluísio Moura no controle da sociedade e no comando da emissora até falecer em 15 de dezembro de 2000. 

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: