Nova Friburgo é a segunda cidade mais segura do estado

Índice positivo pelo segundo ano consecutivo foi confirmado por pesquisa feita com base em dados do IBGE e Ministério da Saúde
terça-feira, 24 de setembro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

Nova Friburgo é a segunda cidade mais segura dentre os municípios com mais de 100 mil habitantes do Estado do Rio de Janeiro. Os dados são do Anuário 2024 de Cidades mais Seguras do Brasil©, iniciativa da MySide, um personal shopper imobiliário  que compila os dados do Ministério da Saúde e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre os municípios brasileiros. 

A taxa registrada em Nova Friburgo foi 18,5 homicídios a cada 100 mil habitantes. Enquanto a taxa média do estado do Rio é de 37,1 e da região Sudeste, 19. Nova Friburgo está em segundo lugar, atrás de Petrópolis com 12,4 homicídios por 100 mil habitantes. Em terceiro está Teresópolis com 22,7. Em comparação com a cidade menos segura do estado, Japeri (191,7), a taxa de Nova Friburgo é 10,4 vezes menor.

Esta é a segunda vez que Nova Friburgo aparece como as cidades mais seguras do Estado do Rio. Em 2023, a cidade serrana contava com 11,0 óbitos violentos por 100 mil habitantes. 

Metodologia da pesquisa 

O ranking de segurança das cidades brasileiras da MySide é aferido a partir de dados do Painel de Monitoramento de Mortalidade da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), do Ministério da Saúde, e do IBGE. O índice de segurança de cada cidade é calculado conforme a quantidade de mortes a cada 100 mil habitantes.

A pesquisa foi realizada a partir do agrupamento do número de assassinatos por categorias e o tratamento de dados foi feito com base na metodologia de classificação estatística de mortalidade CID-10, da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Todos os comparativos do estudo e informações sobre a metodologia utilizada, podem ser acessadas no Anuário 2024 Cidades mais Seguras, disponível no site www.myside.com.br

Ranking das cidades fluminenses mais seguras

1 - Petrópolis  - 12,4 assassinatos/100 mil hab

2 - Nova Friburgo - 18,5

3 - Teresópolis - 22,7

4 - Magé - 23,0 

5 - Niterói, 24,2

6 - Rio das Ostras - 24,8

7 - Campos - 27,3

8 - Rio de Janeiro - 28,2

9 - Maricá - 30

10 - Volta Redonda - 31,2 

Ranking das cidades brasileiras mais seguras 

1 - Valinhos (SP) - 0,9 assassinatos/100 mil hab 

2 - Botucatu (SP) - 1,4

3 - Tatuí (SP) - 1,6

4 - Sertãozinho (SP) - 2,4

5 - Jaraguá do Sul (SC) - 2,8

6 - Várzea Paulista (SP) - 3,4

7 - Indaiatuba (SP) - 3,4

8 - Vorantim (SP) - 3,5

9 - Araxá (MG) - 3,6

10 - Santa de Parnaíba (SP) - 3,9 

(Fonte: MySide

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: