Nova Friburgo é campeã em RPPNs reconhecidas pelo Inea

Neste domingo é celebrado o Dia Nacional das Reservas Particulares do Patrimônio Natural
sexta-feira, 29 de janeiro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Três Picos vistos de um ângulo diferente (Fotos: Henrique Pinheiro)
Três Picos vistos de um ângulo diferente (Fotos: Henrique Pinheiro)

Além de possuir um território parcialmente abrangido pelo Parque Estadual dos Três Picos, rodeado por muito verde e belas montanhas, rios e cachoeiras, Nova Friburgo é também recordista em número de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) reconhecidas pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão vinculado à Secretaria estadual do Ambiente e Sustentabilidade. Ao todo, são 17 reservas que totalizam 496,04 hectares de área de Mata Atlântica protegidas. 

As RPPNs são unidades de conservação de proteção integral criadas em propriedade privada, estratégicas para a conservação do bioma, cujas atividades permitidas são educação ambiental, turismo e pesquisa científica. São criadas voluntariamente por iniciativa de seus proprietários e averbadas junto ao Registro Geral de Imóveis. O reconhecimento de reserva é perpétuo e acompanha a vida da propriedade.

“As RPPNs contribuem para o aumento da área protegida do estado, estimulam o envolvimento e a parceria entre a sociedade e o poder público municipal, além de fomentar o turismo e a geração de renda local”, destaca o secretário estadual do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha. 

Esses paraísos naturais preservados estão avançando pelo Estado do Rio, também, graças ao engajamento dos proprietários de terras na preservação da Mata Atlântica e sua diversidade biológica. Além de Nova Friburgo, os municípios de Silva Jardim, na Baixada Litorânea; Varre e Sai, no Noroeste Fluminense; Santa Maria Madalena, no Norte Fluminense, e Teresópolis, na Região Serrana, são os outros que abrigam um expressivo número de RPPNs reconhecidas pelo órgão ambiental estadual.

Silva Jardim conta com dez reservas que totalizam 213,17 hectares; Varre-Sai com oito reservas que somam 125,6 hectares de área protegidas; Santa Maria Madalena com sete reservas, abrangendo 127,7 hectares; e Teresópolis com sete reservas que englobam 92,12 hectares de área de Mata Atlântica.

Em todo Brasil, existem mais de 1.600 RPPNs que preservam mais de 800 mil hectares de áreas naturais no país, conforme os dados divulgados pelo Painel da Confederação Nacional de RPPNs (www.datastudio.google.com/reporting/0B_Gpf05aV2RrNHRvR3kwX2ppSUE/page/J7k). A maioria delas, cerca de 1.200, está na Mata Atlântica.

 

LEIA MAIS

Réus foram condenados a restituir valores e município, a tomar medidas administrativas para recompor meio ambiente

Ciep Prof. Luiz Carlos Veronese reaproveitou mais de 90% de seus resíduos

Estreia foi com o ambientalista Jorge Natureza, que falou sobre impactos da erosão

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra