Namorados: comércio pretende movimentar mais de R$ 1,4 bi no estado

Expectativa de gastos com presentes se aproxima de patamar obtido antes da pandemia
quinta-feira, 10 de junho de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Namorados: comércio pretende movimentar mais de R$ 1,4 bi no estado

Devido à pandemia da Covid-19, a retomada da economia no Estado do Rio de Janeiro continua afetada. Todavia, com o avanço da vacinação, a pré-disposição de consumo dos flumineses começa a aumentar. Um exemplo disso é a próxima data significativa para o comércio: o Dia dos Namorados, comemorado neste sábado, 12, que promete ser mais positiva este ano para os lojistyas fluminenses.

De acordo com levantamento do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio), este ano haverá aumento no gasto médio com presentes, saltando de R$ 157,31 (2020), para R$ 173,25 (2021), porém, ainda inferior a 2019, com R$ 181,15. Entretanto, o percentual de consumidores que devem presentear na data subiu 18,5 pontos percentuais em comparação a 2020, indo de 41,5%, para 60% em 2021. A porcentagem da população que pretende dar presentes esse ano é apenas 3,8 pontos menor que 2019, antes da pandemia.

A pesquisa sinaliza outra boa notícia: o volume de compras no comércio deve injetar aproximadamente R$ 1,45 bilhão na economia do estado. O valor retorna ao patamar obtido em 2019 (R$ 1,47 bilhão), período pré-pandemia. Em 2020 a estimativa foi de R$ 832 milhões, quando o país e o Estado do Rio enfrentavam a primeira onda da Covid-19 e ainda não havia vacina.

Com isso, entre as lembranças preferidas estão: roupas (43,4%), perfumes e cosméticos (25,2%), calçados, bolsas e acessórios (20,1%), flores (14,5%), joias e bijuterias (11,3%), smartphones (7,5%), livros e ebooks (7,5%) e computadores (0,6%). Vale ressaltar que o estudo do IFec também apontou que 49,4% das pessoas pretendem comprar em lojas físicas, enquanto cerca de 22,2% dos consumidores realizarão suas compras pelo meio virtual; 28,5% pretendem comprar nas duas modalidades. A sondagem ocorreu entre os dias 21 e 25 de maio e contou com participação de 408 consumidores fluminenses.

 

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