Município recebe mais doses e medicamentos para kit intubação

Estado anuncia o envio de 7.226 doses e município diz que recebeu 6.270 doses da CoronaVac e AstraZeneca
segunda-feira, 19 de abril de 2021
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
(Foto: Pixabay)
(Foto: Pixabay)

A Secretaria estadual de Saúde (SES) confirmou a realização de mais uma entrega de vacinas contra a Covid-19 e medicamentos do chamado “kit intubação” no último fim de semana para os 92 municípios fluminenses. Ao todo, foram 517 mil novas doses de imunizantes, sendo 273.500 da vacina Oxford/AstraZeneca e 243.500 da CoronaVac, além de 47.400 unidades de medicamentos enviados.

Segundo o Governo do Estado, para Nova Friburgo, foram enviadas 7.226 doses da CoronaVac e AstraZeneca. Mas, de acordo com a prefeitura, foram enviadas 6.270 doses. Entramos em contato com a Prefeitura de Nova Friburgo e a SES para esclarecer com exatidão a quantidade de doses enviadas. Em resposta, o município confirmou a entrega das 6.270 doses, sendo 3.290 da Astrazeneca e 2980 CoronaVac. Até o fechamento desta reportagem, o Estado não respondeu.

“O trabalho de toda equipe envolvida na distribuição das vacinas contra a Covid-19 tem sido incansável. A estratégia montada de separação das doses e envio tem sido aprimorada a cada entrega, com segurança e agilidade, para que a população tenha acesso às vacinas o quanto antes”, comentou o secretário estadual de Saúde, Carlos Alberto Chaves.

As doses de vacina Oxford/AstraZeneca foram entregues pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) diretamente à SES, após pedido do Governo do Estado. A medida agiliza a distribuição da vacina, uma vez que os lotes destinados ao Estado do Rio não precisam mais passar pelo Centro de Distribuição do Ministério da Saúde, em São Paulo.

Doses aplicadas

Até a manhã do último sábado, 17, o Governo do Estado do Rio de Janeiro registrou o total de 1.857.188 pessoas vacinadas com a primeira dose e 529.649 com a segunda. O vacinômetro pode ser acessado aqui. 

Já a Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SVS) estabeleceu um cronograma de metas para que as secretarias municipais de Saúde realizem a inserção no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) dos dados de vacinas aplicadas em tempo mais célere. O estado já distribuiu 4,5 milhões de doses de vacinas, mas apenas 58% da primeira dose e 22% da segunda dose foram informadas como aplicadas ao Ministério da Saúde.

SES envia medicamentos do “Kit Intubação”

Segundo a Prefeitura de Nova Friburgo, o Governo do Estado enviou 3.360 unidades de medicamentos do chamado “kit intubação”. Ainda de acordo com a prefeitura foram enviados Fentanila (1.081 unidades), Midazolan (1.755 unidades), Propofol (489 unidades) e 35 ampolas de Atracúrio. Na semana passada, mais de 94 mil unidades de medicamentos foram disponibilizadas a 75 hospitais do Estado, para uso destinado a pacientes com Covid-19 em leitos do Sistema Único de Saúde (SUS).

Uma nova remessa, com mais 279 mil unidades de medicamentos do “kit intubação” enviada pelo Ministério da Saúde, foi liberada na manhã da última segunda-feira, 19, para 70 hospitais no estado. O lote é composto por Cisatracúrio, Besilato 10mg; Fentanila, Citrato 0,05 mg/ml; Midazolam 5 mg/ml; e Propofol 10 mg/ml.

“Todos os esforços estão voltados para salvar vidas, e este momento requer muito planejamento e uso consciente dos medicamentos. A SES tem se dedicado para que as unidades não fiquem desabastecidas, tendo inclusive feito a aquisição dos medicamentos, que devem ser comprados pelas próprias gestões das unidades. Contudo, é preciso também que os gestores dos hospitais destinem o uso desses medicamentos de forma prioritária aos pacientes que necessitam de intubação dentro do protocolo do tratamento da Covid-19. O cenário é preocupante, não só no Estado do Rio de Janeiro, como em todo o país, mas estamos trabalhando diuturnamente para solucionar esta questão com legalidade e a agilidade necessária”, ressalta o secretário de Estado de Saúde, Carlos Alberto Chaves.

A entrega da última semana foi composta por medicamentos comprados pela SES, por meio da adesão a uma ata do Ministério da Saúde, a qual teve ainda um aditivo de 50% do quantitativo. A SES também realiza um processo de compra para suprir a necessidade do estado nos próximos três meses. Todas as etapas dos processos serão compartilhadas com o Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual e Defensoria Pública, visando dar transparência às aquisições.

“Ressaltamos que os medicamentos entregues complementam os estoques dos hospitais, que também são compostos por medicamentos adquiridos pela gestão da própria unidade e/ou município gestor”, esclareceu a SES.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: