Mudança de rotina: clientes e empresas tentam se adaptar em Friburgo

Grande aposta em meio à pandemia tem sido o delivery. Há várias mudanças no comportamento da população
quarta-feira, 01 de abril de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
Improviso no balcão para manter o distanciamento dos clientes (Fotos: Henrique Pinheiro)
Improviso no balcão para manter o distanciamento dos clientes (Fotos: Henrique Pinheiro)

Com as restrições de funcionamento ao comércio impostas por decretos estaduais e municipais, só estão de portas abertas estabelecimentos de serviços considerados essenciais, como mercados, supermercados, padarias e farmácias, basicamente. Tudo para evitar a propagação do novo coronavírus. Para reforçar essas medidas, alguns empresários estão restringindo o acesso aos seus estabelecimentos e o contato entre clientes e funcionários, tudo para evitar aglomerações e diminuir o risco de contágio.

A VOZ DA SERRA percorreu algumas ruas do centro de Nova Friburgo nesta quarta-feira, 1°, para conferir o movimento, se os cidadãos estão cumprindo a recomendação de isolamento social e quais os cuidados estão sendo adotados por estabelecimentos que estão funcionando.

O movimento que percebemos nas ruas e pontos de ônibus está acima do esperado, sobretudo se levarmos em consideração que boa parte do comércio continua com as portas fechadas. Muitos estão restringindo o acesso de clientes, de modo a evitar aglomerações. No entanto, mesmo na calçada, ao ar livre, pequenas filas se formavam na porta de algumas casas lotéricas, mas nem todo mundo respeitava a distância segura de um metro. Várias pessoas optaram pelo uso de máscaras e nas farmácias, fitas zebradas evitam que clientes se aproximem dos balcões e dos funcionários, evitando o contágio.

Outros estabelecimentos, como farmácias e pet shops, por exemplo, estão realizando o atendimento somente na porta – um funcionário anota o pedido e entrega ao cliente do lado de fora -, enquanto alguns delimitaram o espaço de circulação para evitar que as pessoas toquem nas prateleiras sem necessidade, ou mesmo para manter a distância segura para os funcionários dos caixas.

“Estamos tentando seguir à risca a determinação do Ministério da Saúde de manter no mínimo um metro de distância entre as pessoas para evitar a disseminação do vírus. O que traz mais segurança ao nosso colaborador, assim como para o nosso cliente, já que evita o contato direto”, disse Rosângela Aquino, gerente de uma farmácia no Centro.

A grande aposta em meio a pandemia tem sido no delivery. Só que nem todo mundo pode utilizar essa modalidade de serviço. Os trabalhadores informais, que dependem do contato com o cliente e do movimento nas ruas para faturar, já estão amargando prejuízos.

“Está difícil (de trabalhar) porque o pessoal está meio receoso, com medo. Por enquanto ainda está dando para trabalhar. A gente vai levando. Se eu tiver que parar vai ser mais complicado, vou ter que pensar em outra forma de levar o pão para casa. Mas parece que vai sair uma ajuda emergencial para autônomos, né? Isso iria dar uma moral danada para a gente”, disse o vendedor ambulante Marcelo Ferreira.

 

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra