Motoristas se queixam de multas, mas continuam cometendo infrações

Assunto voltou à tona após manifestação de motoristas de aplicativo. Há quem concorde ou discorde das ações da Smomu e da postura dos condutores
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Estacionamento irregular na Avenida Alberto Braune (Fotos: Henrique Pinheiro)
Estacionamento irregular na Avenida Alberto Braune (Fotos: Henrique Pinheiro)

Conforme noticiado por A VOZ DA SERRA, motoristas de aplicativo de Nova Friburgo realizaram na última terça-feira, 23, uma carreata para protestar contra duas situações: as altas tarifas cobradas por esses aplicativos e a aplicação de “multas indevidas” por parte dos agentes da Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu) e da Guarda Civil Municipal, responsáveis pela fiscalização do trânsito.

O tema ganhou enorme repercussão, foi o assunto do dia na cidade e bastante debatido na página oficial do jornal no Facebook, na qual a publicação recebeu quase 150 reações, mais de 100 comentários e 30 compartilhamentos até o fim da tarde desta quarta-feira, 24. As centenas de comentários contêm opiniões diversas, seja apoiando o pleito dos motoristas de aplicativo, criticando o rigor dos agentes de trânsito, ou mesmo o abuso de muitos motoristas que insistem em cometer irregularidades no trânsito, tornando-o cada vez mais caótico.

“Visite Friburgo e receba uma multa. More em Friburgo e respirar já é motivo para multas. Se passar pela Avenida Alberto Braune é mais fácil ainda. Uma cidade pequena que consegue a façanha de extinguir vagas de estacionamento só pode estar de brincadeira. Por exemplo, as vagas na pracinha em frente ao supermercado Cavalo Preto foram extintas sem nenhuma necessidade. Simplesmente pavimentaram o local das vagas”, comentou um leitor. “Multam sem pena mesmo. Parece que ganham comissão para aplicarem multas. Eu estava de moto e parei para falar no celular na Rua Carlos Éboli e fui multado. Imagine se eu estivesse parada na Alberto Braune, onde os agentes da Smomu mais multam na cidade?”, se queixou outra friburguense.

“No dia 4 de janeiro eu estava voltando do Rio de Janeiro e, por volta das 9h40, ao passar pelo viaduto, fui multada por estar supostamente com o farol apagado. Mas a lei não foi alterada tirando o perímetro urbano dessa determinação? E o viaduto não faz parte do perímetro urbano de Nova Friburgo? Estou recorrendo dessa multa que considero indevida e ridícula”, declarou uma leitora de A VOZ DA SERRA, que entrou em contato via Whatsapp (22 99213-9995) da redação.   

Infrações continuam sendo cometidas

Já no fim da manhã desta quarta-feira, 24, nossa equipe percorreu as principais ruas e avenidas do centro de Nova Friburgo, mas o que vimos foi ocorrências já conhecidas: motoristas que insistem em parar ou estacionar em locais proibidos, sobretudo na Avenida Alberto Braune e, pasmem, bem abaixo de placas que proíbem justamente a parada e/ou estacionamento no local, além de alguns condutores sem o cinto de segurança ou falando ao celular enquanto dirigiam.

Também conversamos com alguns agentes de trânsito, que refutaram as reclamações e afirmaram que a média de multas aplicadas não aumentou, nem houve qualquer determinação para implementar maior rigor na fiscalização do trânsito.

O que diz a prefeitura

Ainda nesta terça-feira, 23, procurado por A VOZ DA SERRA para comentar o assunto, o governo municipal informou que “após questionamento anterior a respeito do excesso de multas a estes profissionais (motoristas de aplicativo), foi realizado um levantamento e identificado que não há perseguição de qualquer agente, logo, não há abuso. Em relação às multas referentes ao artigo 167 do CTB (não uso do cinto de segurança), estamos fiscalizando a todos os condutores, não existindo foco em motoristas de aplicativo”.

 

LEIA MAIS

Na Via Expressa, uma mulher de 41 anos morreu após ter sido atropelada

Desde o último sábado entrou em vigor decreto que revoga atribuições da equipe

Levantamento foi feito para a Semana Nacional de Trânsito

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Trânsito