Moradores de Rio Bonito de Lumiar recuperam estrada em mutirão

“Precisamos botar a mão na massa para poder trabalhar. No ano passado foi a mesma coisa”, desabafou o morador Josimar Ouverney
segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
O mutirão dos moradores (Fotos de leitores)
O mutirão dos moradores (Fotos de leitores)

Cansados de esperar por uma ação da Prefeitura de Nova Friburgo, moradores da localidade rural de Rio Bonito, no distrito de Lumiar, arregaçaram as mangas e promoveram, com as próprias mãos, diversas melhorias na estrada de acesso à localidade. O mutirão foi realizado no último sábado, 8, em cerca de dois quilômetros da estrada de acesso à Rio Bonito, a partir da entrada de Galdinópolis, e contou com a participação de oito moradores locais.

De acordo com os moradores, há muito tempo foi solicitada a recuperação da estrada, mas até agora a prefeitura não promoveu nenhuma melhoria. Ainda segundo os moradores, também foi solicitado à prefeitura o envio do material necessário para as intervenções e, em troca, a comunidade se responsabilizaria pela mão de obra, porém, mesmo assim nada foi enviado.

“Estamos indignados com essa situação. Além de pagarmos todos os nossos impostos, precisamos botar a mão na massa para poder conseguir trabalhar. E essa não foi a primeira vez que fizemos esse mutirão. No ano passado foi a mesma coisa”, disse Josimar Ouverney, morador da localidade e um dos organizadores do mutirão, que completou: “Os carros quebram toda hora aqui, vivemos em oficinas. Não tem suspensão que suporte essa buraqueira. É sempre um prejuízo enorme. E para piorar, no sábado e no domingo ainda temos que consertar a estrada para poder trabalhar durante a semana. Se não fizermos isso, como vamos botar o alimento na mesa de casa?”, desabafou Josimar.

O mutirão 

Ainda de acordo com Josimar, além das condições precárias da estrada, há vários bueiros entupidos ou com as grades quebradas. Uma ponte de concreto para a travessia de veículos que estaria interditada, porém, sem nenhum aviso, continua sendo utilizada normalmente, o que representa um risco a quem trafega pelo trecho.

O morador conta também que o mutirão tem como objetivo principal recuperar os pontos mais críticos da estrada de acesso à Rio Bonito de Lumiar. Caminhoneiros que costumam passar pela via chegam a levar duas horas para atravessar um trecho de 16 quilômetros. Por casua disso, os moradores retiraram pedras grandes do caminho, taparam buracos e abriram valas para escoamento da água nas laterais da pista.

“O material que utilizamos foi retirado das margens da própria estrada. Tapamos os buracos maiores com pedra batida a marreta com terra por cima, de modo a fixar as pedras”, explicou Josimar.

O que diz a prefeitura

Questionada por A VOZ DA SERRA, a Prefeitura de Nova Friburgo reconheceu os problemas na estrada de acesso a Rio Bonito de Lumiar e disse que “a Subprefeitura do distrito de Lumiar está levando o material solicitado pelos moradores até aquela região. Porém, com as chuvas da última semana, a entrega foi temporariamente suspensa para o material não ser desperdiçado, pois com as chuvas, o mesmo não fixa no solo”.

No entanto, a informação passada pela prefeitura é contestada pelo morador Josimar, que disse estar cansado de esperar por uma solução que nunca chega – assim como o material prometido: “Se a gente for esperar parar de chover e a boa vontade das autoridades, vamos ficar sem passagem na estrada. No ano passado inteiro ficamos esperando o material. É difícil. Por isso, fazemos esses mutirões, para melhorar os pontos críticos e não parar de trabalhar”, finalizou Josimar Ouverney. 

 

LEIA MAIS

Na Via Expressa, uma mulher de 41 anos morreu após ter sido atropelada

Desde o último sábado entrou em vigor decreto que revoga atribuições da equipe

Levantamento foi feito para a Semana Nacional de Trânsito

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: obra | Trânsito