Mesmo com pandemia, obras na Estação Livre seguem em ritmo acelerado

Praticamente toda a sustentação da cobertura já foi instalada, enquanto outra equipe trabalha na construção da plataforma
quinta-feira, 16 de abril de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

Seguem a todo vapor as obras para instalação de cobertura no lado Sul da Estação Livre – a antiga rodoviária urbana na Praça Getúlio Vargas. Esta segunda etapa da intervenção foi iniciada em 12 de fevereiro com previsão de conclusão até o final deste mês. Mesmo em meio a pandemia do novo coronavírus e as inúmeras medidas restringindo o funcionamento de diversos setores, os trabalhos seguem em ritmo acelerado no canteiro de obras da Estação Livre. Praticamente toda a estrutura de sustentação da cobertura já foi instalada, enquanto parte da equipe também trabalha na construção das plataformas de embarque e desembarque de passageiros e das baias destinadas à parada dos ônibus.

Enquanto as obras no lado sul da Estação Livre estiverem em andamento, as linhas que ligam o Centro à região suldo município estão fazendo o embarque e desembarque de passageiros na Rua Galeano das Neves - lateral do Friburgo Shopping, onde não está sendo permitido o estacionamento de veículos.

A VOZ DA SERRA entrou em contato com a Prefeitura de Nova Friburgo questionando se o andamento da obra estava em ritmo normal ou se o número de funcionários foi reduzido devido às recomendações de prevenção ao Covid-19; qual o estágio atual das intervenções; e se o prazo de conclusão estava mantido para o final de abril; no entanto, até o fechamento desta edição não recebemos nenhuma resposta.

A cronologia das obras

A remodelação da área externa da antiga rodoviária urbana faz parte do “pacotão de obras” anunciado pelo prefeito Renato Bravo em fevereiro do ano passado. As intervenções, que estão custando R$ 1.032.184,16 aos cofres do município, tiveram início no dia 8 de julho de 2019 e a previsão inicial era de que as coberturas das plataformas dos lados norte e sul estivessem concluídas em cinco meses, ou seja, no início de dezembro passado. 

No entanto, quase quatro meses após o início dos trabalhos, em 24 de outubro, a prefeitura interrompeu as obras atendendo a uma determinação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Segundo o órgão, a Estação Livre não conta com um tombamento individual, mas está abrangida como área de entorno de bem tombado, no caso a Praça Getúlio Vargas, e não pode sofrer modificações que alterem sua volumetria e que, eventualmente, prejudiquem a leitura visual do bem tombado.

Pouco mais de duas semanas depois, em 11 de novembro, as obras foram liberadas pelo Iphan. Um ofício expedido pelo órgão informou que “em conformidade com o parecer técnico 122/2019, o Iphan aprova a proposta de intervenção”. De lá para cá as obras seguiram em ritmo lento até, enfim, serem finalizadas do lado norte, no dia 11 de fevereiro. A previsão inicial da prefeitura é de que a cobertura do lado sul esteja pronta até o final deste mês de abril.

 

LEIA MAIS

Trecho será interditada para a realização da Festa da Cerveja e da Semana da Reforma Protestante

Taxa de ocupação dos hotéis foi de 85% na alta temporada

Conheça as trovas vencedoras dos concursos local e nacional/internacional deste ano

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra