Melão e melancia: frutas que ajudam a desinchar o corpo nos dias de calor

Ricas em fibras e água, elas também auxiliam na limpeza do organismo
sexta-feira, 01 de março de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

O melão e a melancia são frutas típicas do verão, refrescantes e nutritivas, portanto, ótimas para a saúde e da maior importância num regime alimentar de controle de peso. In natura, o melão é ainda menos calórico que a melancia, fornecendo 29 calorias por 100 gramas de fruta; também oferece vitamina C e carotenoides, além de uma boa quantidade de potássio. Ambas as frutas são ideais nestes dias de verão. 

Melão

O melão tem muitos nutrientes incluindo cálcio, vitaminas C e A e as vitaminas do Complexo B, que dão muita energia. É também um alimento rico em potássio, substância importante no controlo da pressão arterial. Quanto mais madura for a fruta, maior a concentração de substâncias ativas. O melão é muito rico em bioflavonóides, que são excelentes fontes de antioxidantes e anti-inflamatórios. 

As sementes do melão são as maiores fontes de cálcio para o organismo. O melão também é rico em zeaxantina, que aumenta a saúde da retina. Tem apenas cerca de 53 Kcal por cada 100 gramas, o que o torna um elemento importante para quem está preocupado com o controle de peso.

Melancia

A parte branca da melancia é a que mais hidrata o organismo. Rica em nutrientes: vitaminas A e C, do Complexo B, muito ferro, cálcio, fósforo, potássio, sem falar que a melancia possui fibras insolúveis, que ajudam no funcionamento do intestino, e fibras solúveis, que ajudam também a diminuir a quantidade de açúcar e gordura na circulação. 

O licopeno, que é um carotenoide muito interessante para a saúde e auxilia na prevenção do cancro da próstata, e a citrulina, que aumenta a formação de óxido nítrico e ajuda a dilatar os vasos sanguíneos, são duas substâncias que merecem igualmente atenção na melancia. A fruta, muito procurada no verão é, tal como o melão, baixa em calorias tendo apenas cerca de 46 Kcal por cada 100 gramas.

Tanto a melancia como o melão ajudam a eliminar toxinas e a desinchar, ajudando no desenvolvimento de uma barriga seca e lisa. Repletas de fibras e água, ambas desincham e limpam o organismo. Para oferecer um efeito diurético ainda mais eficiente, pode-se bater a melancia no liquidificador com as sementes e coar o sumo. Já o melão especificamente é composto por 80% de água. Ou seja, hidrata mesmo quando consumido aos pedaços.

Tal como com qualquer alimento, as vantagens são mais evidentes quando é consumida com moderação numa dieta alimentar variada e equilibrada.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: