Médicos relatam problemas enfrentados no Hospital Raul Sertã

Em reunião com prefeito, secretária de Saúde, secretário de Governo e vereadores, profissionais apontam dificuldades que estão encontrando
quarta-feira, 29 de setembro de 2021
por Christiane Coelho, especial para A VOZ DA SERRA
O prefeito Johnny Maycon (Divulgação)
O prefeito Johnny Maycon (Divulgação)

Na quinta-feira, 23, houve uma reunião entre médicos do Hospital Raul Sertã, o prefeito Johnny Maycon, a secretária de Saúde, Nicolle Cipriano, e os vereadores Maicon Queiroz, Ângelo Gaguinho e Priscilla Pitta. No dia seguinte, os três vereadores fizeram vídeos em suas redes sociais relatando o que ouviram dos médicos na ocasião. Eles também disseram que estavam lá a convite dos profissionais de saúde. 

“Foram  denúncias gravíssimas sobre a saúde da cidade”, disse a vereadora Priscilla Pitta. Entre elas, estão a falta de medicamentos, de EPI, de insumos, salários dos médicos e demais servidores atrasados e falta de pagamento de horas extras. “Ouvimos médicos relatando a falta de medicamentos e insumos devido à má gestão. O hospital deixa de receber verbas por atrasos em envios dos relatórios que fazem parte do processo”, disse o vereador Maicon Queiroz.

Os vereadores também falaram sobre a denúncia de assédio moral sofrida por funcionários do hospital. “Os médicos reclamaram que esse tipo de comportamento parte tanto da secretária de Saúde, Nicolle Cipriano, quanto do vice-prefeito, Serginho”, relatou Maicon Queiroz.

Priscilla Pitta informou que, no início do ano, havia 183 médicos no hospital e, que hoje o quadro conta com cerca de 140 médicos. De acordo com Maicon Queiroz, muitos médicos disseram que a falta de profissionais na saúde se deve por muitos não quererem mais trabalhar nessa gestão, pela falta de condições de trabalho, de medicamentos, de respeito. “Também relataram a péssima qualidade dos materiais comprados pela Secretaria de Saúde para o hospital e citaram como exemplo o usado para fazer sutura”, disse o vereador.

Priscilla Pitta disse que aguarda relatório dos médicos para enviar denúncia ao Ministério Público Estadual. “Eu vi, nessa reunião, médicos emocionados, falando que querem salvar a vida de pessoas, e não estão conseguindo”, disse ela.

O que diz a prefeitura

Em nota, a prefeitura informou que “a atual gestão tem assumido as suas responsabilidades e dado todos os encaminhamentos no enfrentamento de problemas que perduram há décadas na saúde pública municipal, porém existem situações que levam um tempo maior até regularizar”.

Disse ainda que “neste período turbulento de pandemia, apesar de todas as dificuldades, tem avançado no tão necessário processo de informatização da Saúde e do monitoramento de processos que permitirá o controle eficaz de toda a rede, principalmente nos procedimentos de aquisições e contratações de serviços. Com o passar do tempo, a gestão conseguirá ter um controle pleno e efetivo das centenas de processos que tramitam anualmente na pasta”.

Também relatou que “o prefeito Johnny Maycon reconhece que existem erros e que é necessário promover as melhorias necessárias e diz que continuará a dar o máximo de si para que a população tenha um atendimento de saúde digno e de qualidade. A  gestão entre acertos e falhas está empenhada para colocar Nova Friburgo no nível que ela merece.”

A nota ainda informou que a “Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo está apurando as denúncias junto à Direção do Hospital Municipal Raul Sertã e aos médicos para tomar as devidas providências sobre as questões de insumos e equipamentos. A acusação de assédio moral da secretária responsável pela pasta, Nicole Cipriano, feita pelos vereadores presentes na reunião, não é do conhecimento da mesma, sendo essa uma acusação grave e sem fundamentos”.

Hospital sem  diretor médico

O Hospital Raul Sertã está sem diretor médico desde o dia 14 de setembro, quando o psiquiatra Danilo Cassane pediu exoneração do cargo. Na ocasião, ele divulgou uma carta aos colegas médicos e companheiros de trabalho no Raul Sertã. Nela, ele diz: 

“Algumas questões impossibilitaram minha permanência, pois há um bom tempo já venho incomodado com uma situação em especial... Não vou reclamar de tudo, mas meus princípios e valores e minhas questões éticas são mais valiosas do que as situações encaradas nesse período. Não poderia deixar nada nem ninguém tirar isso de mim”, escreveu ele.

Em nota, prefeitura informou que não vai comentar a decisão do médico de entregar a direção técnica do Hospital Raul Sertã. Também disse que não há previsão para a contratação de um novo diretor.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde | Governo