Marcada licitação para construção de nova ponte em São Geraldo

Estrutura será de vigas metálicas e concreto e contará também com passagem para pedestres, além de mão dupla
terça-feira, 21 de janeiro de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
A ponte de São Geraldo: passagem para apenas um veículo por vez (Foto: Henrique Pinheiro)
A ponte de São Geraldo: passagem para apenas um veículo por vez (Foto: Henrique Pinheiro)

 

Um sonho antigo dos moradores de São Geraldo e bairros adjacentes parece que, enfim, vai se tornar realidade. Foi publicado no Diário Oficial do município desta terça-feira, 21, em A VOZ DA SERRA, um aviso de tomada de preço no próximo dia 6 de fevereiro para a “contratação de uma sociedade empresarial que ficará incumbida de realizar as obras de construção de uma nova ponte sobre o Córrego Dantas, no bairro São Geraldo”. A estimativa é de R$ 1.486.020,37.

De acordo com nota enviada pela prefeitura, “o objetivo é a construção de uma nova ponte” e não a ampliação da estrutura já existente no local. A ponte será feita com vigas metálicas e de concreto e deverá ficar pronta em até cinco meses após a conclusão do processo licitatório. Ainda segundo o Governo Municipal, a ponte contará também com uma passagem para pedestres e terá capacidade para absorver o fluxo de veículos nos dois sentidos – diferente da atual, que permite a passagem de um veículo por vez.

A verba para a construção da nova ponte foi conseguida através de uma emenda parlamentar do ex-senador Lindbergh Farias (PT). Ao município caberá entrar com uma contrapartida de R$ 574.142,02. “Até que enfim essa ponte será duplicada. Todo dia enfrentamos retenções no trecho porque a ponte só tem passagem para um veículo. Com o crescimento desta região, a situação só piora. Quando tem promoções no supermercado Serra Azul o congestionamento chega na estrada Friburgo-Teresópolis”, disse um motorista que passa pelo local todos os dias.

A ponte em questão fica na Rua Feliciano Benedito da Costa e é popularmente conhecida como Ponte de São Geraldo. A estrutura foi construída há décadas, época em que o bairro ainda era conhecido como Arraial de São Geraldo. No entanto, o tempo passou e hoje São Geraldo é a terceira localidade mais populosa de Nova Friburgo, atrás apenas de Olaria e do distrito de Conselheiro Paulino.

O termo aditivo que autoriza a abertura do processo licitatório foi assinado no dia 24 de outubro do ano passado pelo prefeito Renato Bravo: “Essa é uma obra muito desejada pela população de São Geraldo e importante para a mobilidade urbana do município”, disse à época o chefe do Governo Municipal, em vídeo publicado em sua página oficial no Facebook.

“Essa ponte é um sonho antigo dos moradores, extremamente importante para o acesso a São Geraldo. Afinal, um bairro populoso como esse não pode ter uma ponte que é praticamente um siga e pare”, comentou um morador do bairro.

“As pessoas só vão acreditar quando começarem as obras, porque decepções já temos muitas. Esperamos seriedade, pois aguardamos há anos por este feito. Nosso bairro precisa prosperar e crescer”, disse outro morador, ainda descrente da novidade.

 

LEIA MAIS

Na Via Expressa, uma mulher de 41 anos morreu após ter sido atropelada

Desde o último sábado entrou em vigor decreto que revoga atribuições da equipe

Levantamento foi feito para a Semana Nacional de Trânsito

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: obra | Trânsito