Mapa de risco: Estado do Rio permanece em bandeira amarela

Classificação indica baixo risco de contágio, inclusive na Serrana; outras três regiões ainda permanecem em bandeira laranja
terça-feira, 09 de fevereiro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Uso de máscaras continua sendo obrigatório (Foto: Henrique Pinheiro)
Uso de máscaras continua sendo obrigatório (Foto: Henrique Pinheiro)

A 16ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, elaborado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, mostra que a situação da pandemia no território fluminense se mantém em baixo risco (bandeira amarela) em seis regiões do Estado do Rio de Janeiro: Baía da Ilha Grande, Médio Paraíba, Metropolitana II, Serrana, Litorânea e Norte. A Região Metropolitana I permanece na bandeira laranja (com risco moderado de contágio). Já as regiões Centro Sul e Noroeste passaram da bandeira amarela (baixo risco) para laranja (moderado).

No geral, o Estado do Rio se mantém em bandeira amarela. A análise compara a semana epidemiológica 3 (de 17 de janeiro a 23 de janeiro) com a 1 (3 de janeiro a 9 de janeiro) de 2021. Cada bandeira representa um nível de risco e um conjunto de recomendações de isolamento social, que variam entre as cores roxa (risco muito alto), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo).

O Estado do Rio de Janeiro apresentou uma redução do número de óbitos (- 45,5%) e de casos de internações por síndrome respiratória aguda grave (- 49%) na comparação do período analisado. As taxas de ocupação de leitos exclusivos para pacientes acometidos pelo coronavírus no estado se mantiveram baixas. No último dia 4, esse índice estava em 65% para leitos de UTI e em 50% para leitos de enfermaria. Os resultados dos indicadores devem auxiliar na tomada de decisão dos gestores públicos, além de informar a necessidade de adoção de medidas restritivas, conforme o nível de risco de cada região.

Enfrentamento à Covid-19 

A Secretaria estadual de Saúde (SES) informa que, até o último fim de semana, recebeu do Ministério da Saúde 758.120 doses da vacina contra a Covid-19, sendo 573.120 da CoronaVac e 185 mil da Oxford/AstraZeneca. Mais de 710 mil doses já foram enviadas aos 92 municípios fluminenses, para atender aos grupos prioritários definidos pelo Programa Nacional de Imunizações.

Balanço da vacinação

A SES informou também que até as 9h da última sexta-feira, 5, as prefeituras dos 92 municípios do estado registraram 260.034 pessoas imunizadas contra a Covid-19. O balanço foi realizado por meio de busca ativa, a partir da gerência de Imunização da Vigilância Epidemiológica da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, junto às coordenações/gerências de imunização dos municípios. O balanço é atualizado diariamente e pode ser acompanhado pelo Portal Covid (https://vacinacaocovid19.saude.rj.gov.br/vacinometro). 


 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra